01/11/2016 - Jesika Mayara
A operação Carro-pipa em Picos, que é coordenada pelo Exército Brasileiro através do 3º Batalhão de Engenharia e Construção, sofreu redução na quantidade e carradas de água distribuídas as famílias que não tem acesso a água encanada.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, o fato aconteceu devido a instalação de sistema hídrico em duas localidades atendidas pelo programa.
“Hoje a Serra do Tanque e o Juaí têm água encanada e essas carradas de água destinadas as esses locais foram suspensas e estamos tentando revertê-las para outras localidades que precisam muito como Mocambo, Três Potes e Chapada dos Pereiros”, explicou o coordenador.
Ainda segundo Oliveiro Luz, para remanejar o abastecimento é preciso que o exército faça uma nova vistoria nas comunidades apontadas pela Defesa Civil, para constatar o número de pessoas que precisam do abastecimento.
“A operação destina em média 20 litros de água por pessoa, se uma casa tem cinco pessoas ela recebe cem litros de água por dia, três mil litros ao mês, o que é insuficiente. Já fizemos nossa revisão, agora é a vez do exército”, ressaltou o coordenador.
Operação Carro-pipa
A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.