03/11/2016 - Jesika Mayara
Um efetivo de 950 policiais militares vai realizar a segurança em todo o Piauí durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, que acontece nos dias 5 e 6 deste mês. O esquema de segurança foi divulgado na manhã desta quinta-feira (3) em reunião no Centro de Teresina. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o trabalho principal dos policiais é garantir a escolta dos malotes das provas e manter a ordem e segurança nos 490 locais de aplicação.
Nesta sexta-feira (4), o Ministério da Educação vai divulgar uma lista atualizada das escolas ocupadas onde o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será adiado. Nenhuma escola que já foi apontada na lista será excluída, mesmo que já tenha sido desocupada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“O plano começou desde o ano passado e nosso trabalho é garantir a segurança no transporte dos malotes desde o aeroporto, nos locais de armazenamento até os locais de aplicação. As provas já estão no estado e estão sendo distribuídas para as 32 cidades piauienses onde o exame será realizado. O maior efetivo vai ser na capital que tem 155 locais de aplicação. Após entrega do material nos locais, os policiais permanecem para garantir a ordem”, explicou o Coronel Lindomar Castilho, subcomandante da Polícia Militar.
O secretário de segurança Fábio Abreu explicou que o contingente deslocado para o exame não vai afetar a segurança das cidades. “Os policiais que vão participar da segurança do exame são PMs que estariam de folga da escala normal. Eles vão receber gratificação pelo trabalho que vai ser realizado e vão ficar à disposição para os coordenadores dos locais. Viaturas e uma aeronave também estarão disponíveis para qualquer imprevisto”, informou.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que no Piauí 198.234 pessoas estão inscritas para fazer o Enem, mas como foi adiado para 1.912 inscritos, agora 196.322 vão fazer as provas. O adiamento aconteceu em razão de duas ocupações em colégios listados como locais de prova.
Os locais são: o campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade de Federal do Piauí (Ufpi), na cidade de Bom Jesus, e o campus Sul do Instituto Federal de Educação (Ifpi), em Teresina.
Fonte: G1