18/05/2023 - Jesika Mayara
Por mais um ano, o município de Santana do Piauí desenvolve a campanha 18 de Maio “Faça Bonito” que é uma mobilização de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, Centro de Referência da Assistência Social, em parceria com entidades de proteção como o CMDCA e Conselho Tutelar, promoveram na manhã desta quinta-feira, 18 de maio.
A mobilização tem como objetivo chamar a atenção, conscientizar e orientar a população de como combater os atos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Cartazes, balões e outros desenhos que simbolizam a Campanha, como a flor amarela, foram levados durante o apitaço que seguiu pelas ruas São Pedro, avenida Espírito Santo, rua 21 de abril, até a praça São Pedro.
Crianças e adolescentes (Foto: Cidades na Net)
A prefeita Maria José enfatiza a necessidade do combate aos casos e alerta a sociedade para denunciar aos órgãos competentes, quaisquer atos suspeitos.
Prefeita Maria José durante caminhada do 18 de Maio (Foto: Cidades na Net)
Na concentração em frente à Prefeitura, a psicóloga Laiane Leal, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) falou sobre a instituíção da data pela Lei Federal 9.970/00 que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo território brasileiro.
Psicóloga Laiane Leal (Foto: Cidades na Net)
O assistente social do CRAS, Laisson Leal, explicou que o símbolo da campanha é uma flor.
Laisson Leal (Foto: Cidades na Net)
“Uma flor precisa de cuidados, de proteção integral para que possa crescer de forma saudável e assim são nossas crianças e adolescentes. Precisam ter nosso cuidado integral”, destacou.
Após a convocação dos membros do CRAS, alunos, professores, juntamente com crianças e adolescentes seguiram em passeata.
O ponto de chegada foi a praça São Pedro, no Centro. No local, o presidente Fábio, do Conselho Tutelar, agradeceu a todos que marcaram presença no ato.
“É um tema que nos causa bastante repúdio, mas temos que enfrentar. Não podemos jogar a responsabilidade nas mãos dos outros. Cada um tem que fazer sua parte”, frisou.
Como forma enfatizar o crescimento e desenvolvimento, crianças e adolescentes fizeram o plantio da flor símbolo nos canteiros da praça São Pedro.
Fonte: Cidades na Net