15/06/2023 - Redação
Por João Paulo Leal – Da Redação
A Prefeitura de Geminiano promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 15, a Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de autoridades e representantes de segmentos da sociedade local.
Com a presença do prefeito Erculano Edmilson de Carvalho, dos vereadores Nicolau Moura, Mariana Cipriano, Graça de Messias e Netinho, além dos secretários municipais, Erika Carvalho (Educação), José Genival, o GG (Saúde), Kelcylândia Araújo (Assistência Social), Fábio Araújo (Cultura), Faustino Oliveira (Infraestrutura) e demais dirigentes da gestão municipal, o plano foi apresentado pelo técnico em saneamento José Lucas Abreu e pelo engenheiro João Neto, que fazem parte da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Eles explicaram quais serão as metas a serem cumpridas nos próximos 20 anos. Os quatro eixos que compõem o saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, águas pluviais e resíduos sólidos) foram minunciosamente debatidos na plenária e a proposta final aprovada por unanimidade pelos presentes.
O PMSB foi elaborado em 100 municípios piauienses contemplados pelo Governo Federal. O trabalho teve início em 2015, com estudos, pesquisas e levantamentos do saneamento básico nas cidades orientadas, dentre elas Geminiano. Lucas Abreu destacou, na ocasião, que a definição do plano garantirá que Geminiano tenha metas que serão cumpridas durante os próximos 20 anos. “O plano prevê ações prioritárias e outras que deverão ser executadas tanto a longo como a curto prazo” – explicou.
O prefeito Erculano Carvalho comemorou a finalização do PMSB na conferência, frisando que para a saúde pública isso significa um grande avanço, pois quando se investe em saneamento básico, se pratica também a medicina preventiva, o que diminui automaticamente o gasto com a medicina curativa.
O gestor geminianense disse, ainda, que o plano contribuirá rumo à universalização dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos e manejo de águas pluviais no município, atendendo, assim, aos prazos previstos no novo marco legal do saneamento básico.