15/06/2023 - Jesika Mayara
A Prefeitura de Santana do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta quinta-feira, 15 de junho, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social.
O evento, que teve como tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, aconteceu no Centro de Convivência do município e contou com a participação da prefeita, Maria José; da secretária de assistência social, Tarciane de Sousa Oliveira; do secretário de obras, José de Sousa Leal; do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Fábio de Moura Rodrigues; da vereadora Elenilsa Gabriel, assim como dos demais secretários municipais, conselheiros tutelares, representantes das igrejas e da sociedade civil.
Tarciane Oliveira ressaltou a importância da conferência, uma vez que ele irá contribuir para o futuro da assistência social no país.
“Fazemos parte de uma cadeia, pois nenhuma política se constrói sozinha. O tema é algo presente na nossa realidade o Sistema Único da Assistência Social sofreu um processo de enfraquecimento por vários motivos e hoje estamos aqui para dar a nossa contribuição, aqui é o espaço de uma construção coletiva e democrática”, disse a secretária.
O momento também foi marcado pela apresentação das crianças atendidas pelo Serviço de Convivência de Vínculos.
A prefeita Maria José falou da alegria em participar do momento onde pessoas estão reunidas para elaborar propostas para o desenvolvimento de Santana do Piauí e do Brasil.
“Há algum tempo a gente tenta reconstruir o SUAS assim como outros programas que atendem pessoas mais carentes no nosso país, aqui é o local de debate e de sugerir ideias. Acredito que os municípios poderiam ter autonomia para decidir a melhor forma de usar os recursos das politicas públicas uma vez que as demandas de cada cidade são diferentes”, disse a gestora.
A conferência teve apresentação de representantes dos trabalhadores do SUAS e membro do Conselho Municipal de Assistência Social, Josilene Francisca Leal Carvalho, que explanou o tema deste ano.