03/07/2023 - Redação
O juiz João Gabriel Furtado Baptista foi eleito na manhã desta segunda-feira (3) o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). Ele o obteve a maior avaliação entre os nove inscritos na disputa. A sessão no pleno do TJ durou cerca de três horas.
O novo desembargador ocupava atualmente a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública. A data da posse ainda vai ser marcada pela presidência do TJ.
Resultado final:
João Gabriel Furtado Baptista - 192 pontos
Lucicleide Pereira Belo - 186 pontos
José Vidal de Freitas Filho - 181 pontos
Em sua primeira fala após ser eleito, João Gabriel Furtado Baptista se emocionou e agradeceu ao pleno pela votação que obteve. O novo desembargador também destacou que irá buscar agir com equilíbrio na sua atuação no Tribunal de Justiça.
"É muita responsabilidade. Muito peso do cargo. A gente vai tentar agir como sempre agiu, com equilíbrio e buscar as melhores decisões para os casos apresentados", disse João Gabriel, ao destacar também o desempenho dos demais juízes inscritos na disputa.
"Qualquer dos colegas que fosse o escolhido, a gente certamente aceitaria e compreenderia", completou.
Já o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Hilo de Almeida, ressaltou o currículo do escolhido e a importância da renovação no Tribunal de Justiça.
“Sem dúvida, o tribunal fez uma excelente escolha. O tribunal referendou o nome do agora desembargador João Gabriel Baptista. É um cidadão que além do preparo intelectual, tem também conteúdo moral, espiritual. É um cidadão sóbrio, que vai trazer muito equilíbrio para nossa justiça", disse o presidente do TJ.
Currículo do desembargador eleito
João Gabriel Furtado Baptista é natural de Floriano/PI. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, com Especialização em Processo Civil pela referida instituição. Instrutor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (ESMEPI) e da Escola Judiciária do Piauí (EJUD) como convidado. É Juiz de Direito desde 03/03/1989, tendo passagem pelas Comarcas de Alto Longá, Miguel Alves, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Teresina, onde foi juiz titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Zona Centro II e, por fim, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública. Membro permanente e em substituição na Turma Recursal. Também foi Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça e Juiz Convocado para auxiliar o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Juiz Auxiliar da Corregedoria com 04 Desembargadores diferentes. Juiz Auxiliar em 04 Gabinetes de Desembargadores. Condecoração: Prêmio Colar Mérito Judiciário Des. Raimundo Baptista. Recebeu menção por boas práticas no exercício da magistratura, sendo aprovadas pela Corregedoria e transformadas em atos normativos.
Cidade Verde