Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Procedimento endoscópico proporciona qualidade de vida a pacientes do HRJL

13/07/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-640f7e7d44aed7c9df.jpeg (Foto: Ascom HRJL)
P40G-IMG-640f7e7d44aed7c9df.jpeg (Foto: Ascom HRJL)

O hospital Regional Justino Luz realizou nesta quarta-feira (12) a primeira endoscopia digestiva alta terapêutica de ligadura elástica de varizes esofágicas em um paciente do sexo masculino que está internado na UTI.

A endoscopia digestiva alta terapêutica pode ser indicada para desobstrução do trato gastrointestinal, lesões com sangramento ou reganho de peso após cirurgia bariátrica, lesões sangrantes, dilatação de estenoses, ligadura elástica de varizes de esôfago e outros. 

O procedimento foi realizado pela médica gastroenterologista Cristiana Luz, que explicou sobre o procedimento.
“A endoscopia digestiva alta terapêutica tem uma ampla indicação, e hoje aqui no Justino Luz, foi realizado o procedimento no paciente que deu entrada com sangramento. Foi feita endoscopia diagnostica, se detectou varizes esofágicas e foi indicado para a endoscopia terapêutica de ligadura que é o tratamento efetivo, padrão ouro nesses casos.” Falou Cristiana. 

A realização dos procedimentos endoscópios no Hospital Regional Justino Luz iniciou em fevereiro de 2023, uma grande conquista, pois antes procedimento como estes, eram encaminhados para Teresina. A gastroenterologista Cristiana Luz ressalta que as endoscopias são realizadas em pacientes da urgência e/ou internados no hospital, conforme a indicação. 

“Pacientes que chegam com sangramento no trato digestivo, doença hepática, ulcera péptica que está sangrando ou retirada de corpo estranho; criança que engole objeto, retira via endoscopia terapêutica.”  

O Hospital Regional Justino Luz é um dos hospitais da rede estadual de saúde do Piauí a oferecer o serviço de endoscopia via SUS, agregando mais saúde, qualidade e salvando vidas no interior do Piauí como destaca o diretor geral do Justino Luz, o neurologista Tércio Luz. 

“É mais uma forma de terapia endoscópica introduzida no serviço.  Isso mostra o avanço que vamos galgando junto ao nosso governador Rafael Fonteles, o secretário de saúde Antônio Luiz, o superintendente da SESAPI, Dirceu Campelo; em trazer melhorias para o hospital Regional de Picos. Procedimentos como esse, antes o paciente era transferido para uma unidade hospitalar em Teresina.” Finalizou o diretor.

O procedimento

É realizada a endoscopia habitual para se identificar os cordões varicosos e planejar a estratégia da sessão de tratamento. Então o dispositivo de ligadura elástica é conectado à ponta do aparelho, ficando a manopla de disparo dos elásticos sob controle do endoscopista. Após a introdução do aparelho o endoscopista identifica as varizes e aspira o ponto a ser ligado para dentro do dispositivo. Após isto, dispara o dispositivo de ligadura soltando o anel de borracha, que estrangula a porção da variz que foi aspirada.

Este estrangulamento faz a variz diminuir de tamanho até "secar”.

 

Ascom HRJL

Facebook