Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Atraso na entrega de material compromete vacinação antirrábica em Picos

A edição de 2016 ainda não tem data definida para realização

18/11/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
8fea53c0fec969befc682d249ad5.jpg Mais de 12 animais devem ser vacinados no município (Foto: Reprodução)
8fea53c0fec969befc682d249ad5.jpg Mais de 12 animais devem ser vacinados no município (Foto: Reprodução)

A Campanha de Vacinação Antirrábica de 2016 vem sendo realizada em vários municípios piauienses durante o mês de novembro. Em Picos, a campanha ainda não tem data definida para a realização.

De acordo com o coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, veterinário Agenor Martins, no início do mês um representante da secretária de saúde do estado estevem em Picos onde reuniu-se com a equipe organizadora da campanha no município.

“Após a reunião iriamos realizar a campanha amanhã, 19, mas não se pode fazer nada sem os insumos básicos como seringas e vacinas. Assim estamos aguardando o recebimento do material”, disse o coordenador.

A meta da secretaria municipal de saúde é vacinar 12.065 animais, sendo 9.021 cães e 3.044 gatos. A vacinação é voltada para animais a partir de um mês de idade e fêmeas paridas há mais de quinze dias, e é gratuita. O dia D da campanha deve ser realizado durante um sábado na zona urbana e durante cinco dias na zona rural.

Questionado se a demora no recebimento do material comprometeria a campanha, Agenor Martins afirmou que sim. “Sem dúvidas alguma que esse atraso vai comprometer nosso trabalho, já informamos ao secretário municipal de saúde o fato. O que nos resta é aguardar a chegada do material, para que possamos esquematizar uma nova programação”.

Importância da vacinação

O objetivo é a imunização de animais domésticos, como o cão e o gato, é muito importante, pois eles são as principais fontes de infecção para o homem. A raiva é uma zoonose de letalidade elevada, chegando a 100% nos animais que desenvolvem sintomas da doença. Por este motivo, apesar da redução dos casos de raiva canina e felina no país, ainda é extremamente necessário vacinar os animais de companhia. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger o animal e o homem.

Facebook