18/11/2016 - Jesika Mayara
O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) enviou nesta quarta-feira, 16, ao governo do Estado um ofício onde reivindica medidas emergenciais para a categoria.
De acordo com o coordenador de mobilização sindical, Jefferson Dias, a possibilidade de greve atualmente é de 100%, uma vez que o governo ainda não respondeu as reinvindicações dos profissionais.
“No ofício estavam alguns itens como as promoções acordado ainda em outubro de 2015, onde o governo ficou de realizar em janeiro deste ano e até agora nada. No dia 29 de novembro iremos realizar uma assembleia geral para que a categoria decida sobre a paralisação, caso o governo não nos dê nenhuma resposta”, disse o coordenador.
O oficio cobra também a apresentação de propostas à aposentaria especial e a realização de um concurso público para a contratação de novos servidores. A categoria reivindica ainda o cumprimento da lei 6.671/2016, que prevê o pagamento da insalubridade e reestruturação da Lei Ordinária 5.377/ 2004 sobre o Estatuto dos Servidores Penitenciários.
Os agentes cobram ainda melhorias no sistema prisional como coletes a provas de balas, viaturas, rádios, reforma nos alojamentos dos agentes entre outras melhorias.
Jefferson falou ainda sobre a situação do presídio de Picos. “A situação é preocupante, uma vez que um presídio que tem cerca de 400 presos possui apenas cinco agentes por plantão. Infelizmente essa situação não é uma realidade só em Picos, como aconteceu em Esperantina na terça, onde durante vistoria achamos muito material e um mapa que dá detalhes de fuga e mostra até o rio”.