Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Cultura

Exposição reúne obras do artista plástico Tácito Ibiapina

Cerca de 20 obras do artista estão expostas no museu Ozildo Albano

23/11/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
3f68723c26b95680621dc8e7886f.jpg A exposição terá duração de um mês (Foto: Jesika Mayara)
3f68723c26b95680621dc8e7886f.jpg A exposição terá duração de um mês (Foto: Jesika Mayara)

A família de Tácito Ibiapina em alusão ao dia da cultura picoense, comemorado no dia 20 de novembro, realiza a exposição “Ateliê” com as principais obras do artista plástico.

A mostra está sendo realizada no museu Ozildo Albano e segue até o dia 20 de dezembro. As visitas podem ser feitas de terças às sextas-feiras de 08h00 às 17h00 e nos finais de semana de 08h00 às 12h00. Até o dia 29 de novembro as visitas serão gratuitas em seguida será cobrada uma taxa de R$ 2,00 para a manutenção do museu.

De acordo com Tadeu Ibiapina, o irmão de Tácito, cerca de 20 obras estão sendo expostas para a sociedade picoense.

“Procuramos colocar diferentes fases de seu trabalho com estilos diferentes. O seu estilo era o impressionismo, onde alguns críticos chamam de impressionismo rural, com as telas que retratam a natureza em si, principalmente do interior. Outros trabalhos da década de 70 mostram a evolução do próprio pintor buscando uma beleza estética mais bem apurada. Ele também deixou quatro trabalhos com o estilo surrealista”, disse Tadeu.

Além das obras os visitantes poderão conhecer um pouco da história do picoense assim como as suas ferramentas de trabalho, uma vez que Tácito utilizava espátulas para realizar suas obras de arte.

“Trouxemos a última obra concluída dele e uma obra ainda não concluída. Estão expostas também fotografias de várias exposições que ele fez, inclusive focamos na última exposição dele feita no ano de 1991 no clube Naval do Rio de Janeiro. Esse é um passeio pela beleza de luz e estética do Tácito Ibiapino”, explicou o irmão do artista plástico.

Perfil

O artista plástico picoense Tácito Fontes de Moura Ibiapina, de 65 anos, sofria com problemas respiratórios e morreu no dia 24 de agosto deste ano.

Tácito Ibiapina expos em galerias de arte de todo país, e tem no currículo mais de 63 exposições individuais e 55 exposições coletivas. O artista possui obras em acervos particulares na Alemanha, Estados Unidos, Canadá, França, Espanha, Suíça, Holanda, Japão, Argentina, Grécia, México, Itália, Portugal, Inglaterra entre outros.

Nascido em  1950, dividiu-se atualmente entre sua cidade natal, Picos, e Brasília, onde tinha seu ateliê. Tácito vivia em Picos há aproximadamente 12 anos, onde tinha um ateliê na Rua São José, com um acervo de obras próprias e de artistas de todo o Brasil.

 

Facebook