Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Política

Em dificuldade financeira, prefeitos do Piauí vão se reunir com bancada federal em Brasília

A agenda está sendo coordenada pela Associação Piauiense de Municípios

14/08/2023 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-538e49fe153a4c695a.jpg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-538e49fe153a4c695a.jpg (Foto: Cidades na Net)

Da Redação 


Em busca de resolver as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, 58 prefeitos do Piauí embarcaram na tarde desta segunda-feira, 14 de agosto, para Brasília para reunião com a bancada federal.

A agenda está sendo coordenada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e pelo coordenador da bancada federal do Piauí, deputado Flávio Nogueira.

O encontro está marcado para acontecer às 09h30 desta terça-feira, 15 de agosto, na Câmara Federal, e além dos prefeitos e da bancada do Piauí, o momento contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Na quarta-feira, 16 de agosto, os gestores seguirão em Brasília, onde irão cumprir agenda nacional na sede Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Na ocasião, serão debatidas as leis complementares que estão tramitando e sobre a divisão de recursos para os municípios. O momento irá contar com a participação de prefeitos de todo o Brasil.

Ao Cidades na Net, o presidente da APPM e prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, destacou a mobilização a nível estadual e as principais pautas que serão apresentadas pelos gestores a bancada federal em Brasília.

“Primeiramente fizemos essa mobilização a nível estadual mostrando aos gestores a importância de estar presente em Brasília para debater sobre a reforma tributária. Dentre os assuntos que são importantes, estão hoje a queda excessiva do FPM, da arrecadação, dos repasses, e também o atraso das emendas parlamentares, pois isto têm trazido transtornos para os gestores. Tínhamos todo um cronograma de folha de pagamento e o atraso dessas emendas tem dificultado o trabalho dos prefeitos, onde muitos estão encontrado dificuldades na folha de pagamento, principalmente na área de saúde”, frisou.

Toninho de Caridade também comentou sobre a importância da união dos prefeitos e ressaltou que a comitiva irá cobrar agilidade na liberação de recursos para os municípios.

“É importante que estejamos unidos para buscar soluções e cobrar nossos líderes na Câmara Federal e cobrar do presidente Lula agilidade da sua equipe no pagamento dessas emendas”, afirmou.

Sobre agenda na CNM, o presidente da APPM ressaltou a importância do debate para que não haja prejuízos para os municípios menores. “São temas muito importantes nessa reforma que impactará o futuro dos municípios, principalmente, dos municípios menores”, assegurou.

A comitiva do Piauí conta com 58 prefeitos, sendo eles: Toninho (Caridade do Piauí); Admaelton Bezerra (São José do Piauí); Corinto Matos (Marcolândia); Maria José (Santana); Miguel Rodrigues (Itainópolis); Novim (Francisco Macedo); Eudes Ribeiro (Fronteiras); Barroso Neto (Santa Cruz); Márcio Moura (Simplício Mendes); Rivaldo Carvalho (Massapê); Naerton Moura (Sussuapara); Lúcia Lacerda (Pimenteiras); Sávio Moura (Lagoa do Sítio); Djalma Policarpo (Monsenhor Hipólito); Manoel Portela (Aroazes); Elbert Holanda (Inhuma); GD Oliveira (Jacobina); Guilherme Maia (Wall Ferraz); Joaquim Neto (Patos); Valdinar Silva (Padre Marcos); Valmir Barbosa (Dom Expedito Lopes); Cláudio Pereira; Heli; Celso; Aldemes; Tiel Sales; Murilo Mascarenhas; Everardo; Manoelina; Murilo Bandeira; Genival Bezerra; Bruno; Osmundo; Maria da Conceição; Selindo Mauro; Paulo; Leo Leite; Rafael; João Arilson; Kaylanne; Erivan; Diego Teixeira; Júnior Bill; Lucas Moraes; Pablo Carvalho; Delismon; Felipe; Saulo; Lecio; Fabiano; Jullyvan; Nestor Elvas; Luciano; Antônio Reis; João Luiz; e Jailson Pio.

Fonte: Cidades na Net

Facebook