02/09/2023 - Jesika Mayara
Muito popular nesta época do ano no Brasil, a tangerina oferece uma série de benefícios à saúde. Veja a seguir os principais:
Uma tangerina média (88 g) tem cerca de 23,5 mg de vitamina C, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Essa quantidade representa cerca de 40% da ingestão diária recomendada do nutriente.
A vitamina C é um antioxidante importante, que ajuda a manter o sistema imunológico forte, além de combater radicais livres no organismo e auxiliar na saúde da pele, atacando o envelhecimento.
Além da vitamina C, que faz bem para a pele, a tangerina contém betacaroteno e vitamina A. Esses dois nutrientes ajudam a proteger a pele dos danos causados pelo sol, que é um fator importante que causa o envelhecimento precoce.
A tangerina é rica em flavonoides — hesperidina, nobiletina, tangeretina e rutina — que atuam também como anti-inflamatórios naturais. Estudos têm associado flavonoides à melhoria da função cerebral e à redução do risco de declínio cognitivo.
A hesperidina, encontrada na casca e na polpa de frutas cítricas, pode ajudar a proteger as células contra danos causados por radicais livres. Estudos sugerem efeitos benéficos desse flavonoide nos vasos sanguíneos, ao promover o relaxamento deles, o que pode melhorar o fluxo do sangue e reduzir a pressão arterial. Além disso, a hesperidina pode ajudar a proteger os vasos sanguíneos contra danos causados pelo colesterol alto e pelo estresse oxidativo.
Uma tangerina média fornece de 8% a 12% da ingestão diária recomendada de fibra alimentar. A fibra ajuda a regular o trânsito intestinal, prevenir a constipação e pode contribuir para o controle do apetite.
Embora em menores quantidades, a tangerina também fornece cálcio, fósforo, potássio, zinco, cobre, selênio e folato.
Essa fruta também é uma fonte de açúcares "bons" e tem menos de 50 kcal, o que representa em torno de 2% da ingestão diária em uma dieta de 2.200 kcal/dia.
Fonte: R7