30/11/2016 - Jesika Mayara
Os agentes penitenciários do Piauí deflagraram greve por tempo indeterminado a partir do dia 13 de dezembro. Reunidos na manhã desta terça-feira (29) na sede do Sinpoljuspi, os agentes decidiram pelo movimento grevista. A categoria cobra do governo o cumprimento de leis e acordos judiciais em relação a promoção de 275 agentes penitenciários além do pagamento de uma gratificação para os agentes que exercem função comissionada nas 15 unidades prisionais do Piauí.
A promoção dos agentes geraria um impacto financeiro na folha de pagamento do Estado de R$ 146 mil. Uma audiência no dia 8 de dezembro no Tribunal de Justiça marca o encontro entre o foverno e a categoria que espera uma resposta "concreta e positiva" sobre as demandas.
A Categoria diz que entende que uma Greve causa transtornos para o Judiciário, Ministério Publico, Defensoria Pública, OAB, familiares de Detentos e para a Sociedade em geral. "Esclarecemos que a esse é o último instrumento utilizado pelos Agentes Penitenciários na defesa dos seus Direitos e na busca de um Sistema Prisional digno.
Já o Estado do Piauí continua alheio às demandas e necessidades básicas para o Sistema Prisional, falta de tudo, desde viaturas para transportes de Detentos para audiências e para um atendimento médico, até mesmo faltam vasilhas para serem servidas as refeições do presos", diz a nota do sindicato para os agentes.
Fonte: Cidade Verde