Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Polícia

Draco pretende realizar 500 prisões de faccionados em 2023

11/10/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-a39e71b66b6a9d6c4e.jpg (Foto: Cidade Verde)
P40G-IMG-a39e71b66b6a9d6c4e.jpg (Foto: Cidade Verde)

Em entrevista o delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), revelou a realização de novas operações em áreas que já foram alvo anteriormente. Segundo ele, os criminosos estariam retornando a esses locais e voltando a pichar muros com mensagens de facções. 

“Temos um monitoramento permanente. Pelo menos uma vez por semana, equipes do Draco vão em todas as regiões onde deflagramos operações. E no decorrer desse processo, nessa semana identificamos que nas imediações da lage eles voltaram em três pontos e colocaram o símbolo da facção criminosa com carvão, só que isso vai ter consequência. Pode esperar, que nos iremos deflagrar outra grande operação só por causa dessas três pichações”, frisou o delegado. 

Prisões

Com sete meses de atuação, o Draco já superou o número de 400 prisões realizadas no Piauí. A meta é superar a marca de 500 faccionados presos em operações no Estado. Para isso, a integração entre as polícias é um dos pontos 

Criado a partir de compromisso de campanha do governador Rafael Fonteles, de fortalecer o combate aos crimes organizados no Piauí, especialmente, contra facção criminosa, o Draco desenvolveu metodologia própria de atuação, pioneira no Brasil: integrar forças de segurança das diversas polícias para conhecer a atuação das facções brasileiras, bem como a repressão a esses criminosos.

A equipe do Draco é composta também por policiais penais tanto do estaduais como federais.  

"As facções criminosas que atuam no Piauí não nasceram no Piauí. Elas nasceram em outros estados e migraram para o Piauí. Daí vimos a necessidade de requerer a vinda de um policial penal federal, para atuar no nosso departamento. Ele tem um largo conhecimento no monitoramento de lideranças de facções em nível nacional e, após suas chegada já conseguimos realizar trabalhos de inteligência e prisões em outros estados", afirma o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.

Nova sede

Além da união de forças de segurança e reforço da equipe, o Draco também, reforça a sua atuação com o aumento da sua infraestrutura. No próximo ano, ganhará uma nova sede, que deve ser construída no bairro Ilhotas.

"A construção da nova sede já está autorizada pelo Governo do Estado. Vamos ganhar mais espaço de infraestrutura para abrigar nossa equipe que só tem crescido ao longo destes seis meses de atuação do Draco", afirmou Charles Pessoa.

Atua no interior do Estado

O chefe da especializada destaca ainda a interiorização do departamento para frear a expansão de grupos criminosos organizados também fora da Capital. Ele destaca cidades como Parnaíba, Piripiri, Floriano, Picos e Bom Jesus.

"O Draco também está interiorizado justamente em razão da preocupação de combater as facções criminosas, a gente se antecipar a algumas ações, que a população piauiense não volte a ter o desconforto que estávamos enfrentando no decorrer do ano de 2022", finaliza Charles Pessoa.

 

Cidade Verde

Facebook