Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Vacinação contra aftosa está abaixo do esperado na região de Picos

A procura dos criadores para a certificação está baixa

06/12/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
9ac1d95c2b729ed8019c3a2ab705.jpg Poucos criadores tem se dirigido ao escritório da Adapi de Picos (Foto: Jesika Mayara)
9ac1d95c2b729ed8019c3a2ab705.jpg Poucos criadores tem se dirigido ao escritório da Adapi de Picos (Foto: Jesika Mayara)

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) realiza a certificação do rebanho vacinado durante a segunda etapa da vacinação contra febre aftosa deste ano. O prazo para a certificação segue até 15 de dezembro. A certificação é a comprovação da vacinação do animal.

O coordenador da Unidade de Saúde Animal e Vegetal (Usav) de Picos, Gerlan Vieira, afirmou que há menos de 10 dias para se encerrar o prazo a procura dos criadores está sendo muito abaixo do esperado pela agência.

“A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa no estado do Piauí teve início no dia 01 de novembro e o criador teve até o dia 30 de novembro para criador comprar a sua vacina. Por enquanto a procura para a certificação na USAV de Picos está baixa, os criadores não estão comparecendo ao escritório”, relatou o coordenador.

Para Gerlan, os motivos da baixa procura podem ser diversos, um deles é a resistência do criador em vacinar o gado, pois muitos estão fracos e muito magros por conta da falta de alimentação, em decorrência da falta de chuvas.

“Não existem indicativos de prorrogação, a mesma segue até o dia 15. Os criadores que não adquiriram a vacina até o dia 30 devem se dirigir ao escritório da Adapi para obter uma autorização de compra, uma vez que após o dia 30 de novembro a venda das mesmas foi suspensa e só será feita através da autorização emitida pelos fiscais da Adapi”, explicou Gerlan.

O Ministério da Agricultura determina que 90% do rebanho bovino e bubalino do Estado seja imunizado. Recentemente o Piauí recebeu o status de livre de febre aftosa através de vacinação, caso o índice não seja atingido o Estado pode perder essa titulação.

 

 

 

Facebook