14/11/2023 - Jesika Mayara
Com foco em assegurar a efetiva alfabetização de todas as crianças da região de Picos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nesta terça-feira (14), o I Seminário Regional do PPAIC. O evento, que tem como tema “Avaliar para Ensinar”, acontece das 7h às 17h30, no auditório Fontes Ibiapina do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI de Picos).
Cerca de 290 profissionais da Educação dos 22 municípios jurisdicionados à 9ª Gerência Regional de Educação marcarão presença no seminário, que abrirá com a palestra magna do coordenador estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), Cleverson Moreira.
“Nós estamos trabalhando uma política de alfabetização focada em bons resultados para alavancar as melhores práticas e as melhores respostas às dificuldades de aprendizagem que os nossos alunos enfrentam logo no começo da sua vida escolar. Temos encontrado melhores caminhos, melhorando os índices. A 9ª GRE, região de Picos, já tem resultados excelentes dentro do panorama do estado do Piauí e estamos participando de uma maratona de seminários regionais. Todas as 21 gerências regionais estão realizando seus seminários, focadas em premiar, validar e reconhecer as boas práticas dos seus territórios”, afirmou o coordenador.
Durante o Seminário, serão apresentadas as ações que são desenvolvidas nos municípios através das Secretarias Municipais de Educação. Uma banca examinadora vai avaliar as atividades desenvolvidas nas escolas e a iniciativa que for selecionada em primeiro lugar será replicada nas escolas da rede pública estadual.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou as ações desenvolvidas por meio do Pacto pela Educação, com a adesão de 100% dos municípios piauienses ainda no primeiro ano de gestão. “São três ações principais, sendo o novo PPAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), o Novo Proete e o termo de convênio do bloco de ações estratégicas. Com a adesão temos um bloco de ações estratégicas que resulta no alinhamento do modelo de gestão entre Estado e municípios para instituir-se um grande sistema estadual de educação”, explicou.
Além dos profissionais da Educação, a Seduc também convidou as famílias dos alunos, professores, lideranças locais, prefeitos, dirigentes municipais de educação, gestores, organizações da sociedade civil, conselhos de direitos e todos interessados a contribuir com o crescimento da qualidade da educação pública e pela alfabetização para estarem presentes no evento.