11/12/2016 - João Paulo
Por João Paulo Leal – Da Redação
A Justiça Eleitoral da 62ª Zona se deslocou até o município de Santana do Piauí na noite de ontem, dia 10 de dezembro, para realizar a diplomação dos candidatos eleitos na eleição do último dia 02 de outubro. Na ocasião, foram diplomados o prefeito eleito, Francisco Raimundo de Moura, o Chico Borges (PTB), a vice-prefeita eleita, Maria José de Sousa Moura (PP), bem como os vereadores eleitos e reeleitos, com seus respectivos suplentes.
Na solenidade de diplomação, que aconteceu na sede do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), estiveram presentes o juiz da 62ª Zona Eleitoral, Adelmar de Sousa Martins, que comandou os trabalhos; a chefe do Cartório Eleitoral, Daniela Martins Duarte, os servidores do cartório, representados por José Joaquim Leal e ainda o prefeito de Santana do Piauí, Ricardo José Gonçalves, o vice-presidente da Câmara, Francisco José de Carvalho, o deputado estadual Pablo Santos, o prefeito de São José do Piauí, Atiano Bezerra, o prefeito reeleito de Picos, padre José Walmir de Lima, o prefeito eleito de São José, João Bezerra Neto, a diretora do IMH, Ana Tereza Bezerra, o advogado Joás Araújo, representando a OAB-PI, como também os ex-prefeitos de Santana, Deusimar Borges e Valdenilson Dias.
Na condição de vereadores eleitos foram diplomados Clarete de Sousa Rabêlo Leal (PMDB), Raimundo Honorato de Moura (PTB), João de Deus José de Almeida (PTB), Geosmar Pedro de Aquino (PSD), Ricardo Francisco Rodrigues (PTB), Egivan Miguel de Araújo (PSB), Erivasdo de Sousa Batista (PTB), Antônio Joaquim Leal (PMDB) e Marcos Venicio Leal (PMDB). Como suplentes receberam diplomas Lázaro Leal de Moura (PP), Dina Mácia da Silva (PMDB), Antônio Carlos dos Santos (PT), Cintia Nayara Gomes da Rocha (PP), Francinauva de Carvalho Brito Leal (PSB) e Francisco José de Carvalho (PP). Calorosamente aplaudidos, também receberam seus diplomas, o prefeito eleito Francisco Raimundo de Moura e a vice-prefeita eleita, Maria José de Sousa Moura.
O juiz Adelmar Martins fez uma avaliação positiva do pleito eleitoral de Santana do Piauí, onde o cidadão santanense cumpriu o seu papel na consolidação da democracia ao exercer seu direito de voto na escolha dos seus representantes. O magistrado também elogiou o comportamento dos candidatos que proporcionaram um pleito tranquilo e por, fim, registrou o trabalho da justiça na garantia da ordem e lisura do processo eleitoral.
A vice-prefeita eleita, Maria José, destacou sua emoção em vivenciar aquele momento que o povo de Santana lhe proporcionava novamente, ao lhe conceder mais uma vez um diploma para o exercício de mandato eletivo. Ex-vereadora do município, Maria José assumirá pela primeira o cargo de vice-prefeita, a partir de janeiro de 2017.
O prefeito eleito, Chico Borges, ressaltou que um novo capítulo se inicia na história de Santana do Piauí. Vereador de dois mandatos e atual presidente da Câmara, Chico Borges passará a comandar o poder executivo santanense a partir de 2017 e promete desenvolver uma administração eficiente, proba e transparente. Para isso, ele espera contar com a confiança do povo e a boa vontade de sua equipe de governo. Agora diplomado, o prefeito eleito concluiu dizendo que vai iniciar o mandato com a missão de fazer mais pelo povo e que o lema será “uma Santana melhor todos”.