16/12/2016 - Jesika Mayara
A chegada das chuvas durante o mês de dezembro preocupa a Defesa Civil de Picos, que não descarta a possibilidade de existir inundações e deslizamentos durante o período.
As inundações poderão ser registradas no Centro e em bairros localizados próximo ao rio Guaribas, assim como os deslizamentos, em áreas de risco já catalogadas pelo órgão.
O coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, reconheceu que o órgão possui dificuldades em tirar as famílias das áreas de risco.
“Apesar de passarmos por dificuldades financeiras, nós temos alertado a população que reside em áreas de risco, principalmente em encostas de morros, que em caso de chuvas pesadas procurem abrigo em casa de amigos e parentes. É importante salientar que a prefeitura vai buscar resolver da melhor maneira possível, dentro das suas possibilidades abrigar esse pessoal, que por um acaso possam ser desabrigados”, disse o coordenador.
As encostas de morros nos bairros São José, Paroquial, São Vicente, Morro da Mariana são os pontos que mais preocupam a Defesa Civil de Picos.
O órgão espera que em breve outros conjuntos habitacionais sejam construídos em Picos e que as famílias que moram em áreas de risco sejam beneficiadas pelos programas habitacionais.
“A preocupação em Picos não é só os morros, está localizada entre morros e rios Guaribas. Muitas casas foram construídas quase dentro do rio e em casos de enchentes só se pode esperar pelo pior. O rio está aterrado e cheio de arvores que impedem a passagem da água”, relatou Oliveiro.