20/12/2016 - Jesika Mayara
A insegurança acendeu o alerta vermelho nos clientes de bancos de todo o Estado, dessa forma o Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí, regional de Picos, alerta para o aumento dos crimes bancários no final de ano.
O período é considerado o que mais apresenta movimento nos terminais de autoatendimento devido o recebimento de pagamentos e benefícios extras.
De acordo com o diretor regional do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí, Antônio Libório Leal, a incidência desses crimes tem preocupado o sindicato, uma vez que os terminais de autoatendimento e as agências bancárias têm sido alvos constantes dos criminosos.
“Já estamos fechando o autoatendimentos das agências bancárias as 19h00. O sindicato sempre se reúne com o comando do banco e cobra medidas do mesmo, assim como da segurança pública, para que sejam implantadas mais ações no sentido de dificultar esses crimes”, disse Libório.
O alvo principal dos criminosos são mulheres e idosos. Troca e clonagem de cartões são as práticas mais comuns e em sua maioria acontecem no interior das agências bancárias.
O sindicato orienta para as pessoas que forem realizar transações bancárias no período que não aceitem ajuda de estranhos e nem repassem seus cartões, informações sobre senhas ou números de documentos pessoais para terceiros.
Segundo o delegado regional, Divanilson Senna, os criminosos são estelionatários, geralmente do Ceará, que criam uma situação em que a vítima não enxerga o golpe.
Matérias Relacionadas:
Crimes bancários aumentam em Picos
Diminuem caixas de autoatendimento fora das agências em Picos