30/01/2024 - Jesika Mayara
As Secretarias das Relações Sociais (Seres) e do Planejamento (Seplan) realizaram, nesta terça-feira (30), em Picos, reunião com lideranças comunitárias e representantes de bairros para falar sobre o Orçamento Participativo (OPA) de 2024, que será implementado no município este ano.
O OPA é o primeiro instrumento de inserção da população no orçamento público anual. Em 2023 contemplou Teresina e Parnaíba e este ano será expandido para Floriano, Picos e Piripiri, municípios que têm mais de 50 mil habitantes.
A reunião contou com a presença de membros da Igreja Católica, representantes de movimentos populares e comunitários, líderes de partidos políticos e representação da Câmara de Vereadores.
" Foi um encontro importante para dar conhecimento à comunidade sobre o OPA 2024. Todos saíram empolgados e prontos para apresentarem os projetos e propostas que, de fato, vão mudar a vida das pessoas nos seus bairros", disse a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes.
Através do OPA, a comunidade elege prioridades para os bairros, participando diretamente na escolha das obras a serem executadas no local. Um importante recurso para a participação popular no direcionamento das necessidades de cada região que proporciona uma gestão integrada e eficaz do poder público com a população.