Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Seminário descentralizado debate Plano Estadual da Primeira Infância

31/01/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-1f31c623bf0a129c58.jpg (Foto: CCOM PI)
P40G-IMG-1f31c623bf0a129c58.jpg (Foto: CCOM PI)

O VI Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Suas ocorre nesta quarta-feira (31) e quinta-feira (1º), no auditório do Restaurante Gaudência, no município de Picos, localizado a 314 km de Teresina. O  evento é realizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com a Coordenação do Pacto pelas Crianças do Piauí, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS),  Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesapi), Defensoria Pública do Piauí (DPE), Tribunal de Justiça e  Secretarias Municipais da Assistência Social.

O VI seminário é o último descentralizado e contempla os Territórios do Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Chapada do Vale do Rio Itaim e já foi realizado nos municípios de Campo Maior, São João do Piauí, Teresina, Corrente e Floriano. O Seminário Estadual acontece no mês de abril.

 

A secretária da Assistência Social, Regina Sousa, destaca a importância da criação do Plano Estadual da Primeira Infância, que vem sendo construído a partir das discussões dos seminários, tendo em vista que a  primeira infância foi considerada mundialmente como a prioridade de todos os governantes em todo o mundo. 

“A primeira infância é um programa que já existe e faz parte da Assistência Social e foi criado também o Pacto pelas Crianças, que é uma forma de evidenciar essas crianças de zero a seis. Não significa que é só o Pacto. Temos outras atividades também dentro do programa, como as capacitações das pessoas que lidam com os ambientes de acolhimento”, diz ela.


O Pacto pelas Crianças engloba crianças de zero a 6 anos nas áreas de saúde, educação e assistência social. A Primeira-dama, Isabel Fonteles, explica que todas as secretarias participantes já têm projetos programados e a Unicef está sempre presente nesse pacto, além de representantes de órgãos de outros poderes, como Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e prefeituras. 

“A primeira infância é uma política pública de município, por isso precisamos do engajamento dos secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social para que as nossas ações sejam executadas da melhor maneira nas cidades”, diz Isabel Fonteles. 

Regina Sousa  ressalta ainda a importância da adesão das prefeituras ao Pacto. “É preciso que as prefeituras,  a Assistência Social, as entidades possam aderir a esse programa no sentido de fazer ele acontecer nos municípios. O seminário é também para a gente sensibilizar esses municípios e fazer essa troca de ideias”, completa a secretária Regina Sousa.

Na área da saúde, a Carretinha da Saúde oferece serviços de odontologia, oftalmologia e audiometria para crianças, além dos cartões de vacina que são atualizados na carreta. Na área da Assistência Social estão sendo realizadas obras de reforma e ampliação do Lar da Criança, com entrega prevista para março. Na Educação tem a ampliação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, com cursos de capacitação para professores e gestores  escolares para atendimento de crianças e bebês de zero a três e ainda a distribuição de kits mobília creche no valor de R$ 200 mil.

CCOM PI

Facebook