21/12/2016 - Jesika Mayara
A antiga sede da 9° Gerência Regional de Educação de Picos (9°GRE) deve passar por reconstrução em 2017. O prédio foi condenado por engenheiros da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC) em janeiro de 2015. Durante vistoria os profissionais constataram o risco de desabamento e determinaram a evacuação das instalações.
Desde então a GRE tem funcionado na sede da Escola Normal Oficial de Picos (ENOPI) e jurisdiciona cerca de 22 municípios. De acordo com a gerente regional de educação, Noemia Feitosa Marques, durante visita a SEDUC a mesma foi informada que a obra já está no setor de licitação.
“Entendemos que a demora se deu devido a prioridade da SEDUC neste momento está sendo garantir a estrutura das escolas. Queremos muito uma sede nova, precisamos muito, porém, também entendemos e concordamos que a prioridade são as escolas, mas acreditamos que em 2017 se inicie a reconstrução do prédio da gerência”, disse a gerente.
O prédio está fechado há quase dois anos e neste período está abandonado com janelas, portas e portões quebrados. Em setembro do ano passado, um incêndio destruiu parte do prédio. O Corpo de Bombeiro foi acionado e conteve as chamas.
O fogo consumiu várias salas, onde funcionava como depósito de materiais escolares, segundo informações, sem utilidades.
As causas do incêndio são desconhecidas, mas há grandes indícios de que tenha sido proposital, haja vista que o local já foi tomado por vândalos desde que foi desativado.