21/12/2016 - Jesika Mayara
O Departamento de Vigilância Sanitária de Picos (Devisa) divulgou o balanço parcial de fiscalizações realizadas pelo órgão nos dez primeiros meses de 2016. De acordo com a coordenadora do departamento, Rita de Cássia da Silva, foram realizadas pelos fiscais sanitários 1560 fiscalizações.
As vistorias acontecerão a estabelecimentos comerciais, açougues, feiras, hospitais, ambulâncias, festas e veículos de transporte de alimentos.
Cerca de 300 fiscalizações partiram de denúncias. Ainda segundo a coordenadora, as denúncias no órgão são constantes a população tem sido uma importante aliada da Vigilância Sanitária.
“Aqui recebemos vários tipos de denúncias, porém, algumas sem relevância e outras que não cabem a nossa responsabilidade. Quando o denunciante chega à Vigilância Sanitária de Picos nós já o informamos sobre a possibilidade de fiscalização ou não, o orientando a procurar os órgão responsáveis, caso se faça necessário”, relatou.
Dados da Vigilância Sanitária de Picos apontam que, entre os estabelecimentos comerciais vistoriados, cerca de 200 foram notificados por apresentarem algum tipo de irregularidade sanitária.
Apreensões
Durante o período o departamento também realizou diversas apreensões de medicamentos, alimentos, bebidas produtos de higiene e cosméticos com data de validade expirada.