Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Campanha de vacinação antirrábica de Picos ainda não tem data definida

O atraso no recebimento das vacinas comprometeu a realização da campanha

22/12/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
b3c9f176b7adf4cd15e5400fc8c4.jpg Mais de 12 animais devem ser vacinados no município (Foto: Reprodução)
b3c9f176b7adf4cd15e5400fc8c4.jpg Mais de 12 animais devem ser vacinados no município (Foto: Reprodução)

 Embora a meta fosse de vacinar vacinar 12.065 animais, sendo 9.021 cães e 3.044 gatos, a edição deste ano da Campanha de Vacinação Antirrábica em Picos não foi realizada. O atraso na entrega do material pela Secretária de Estado da Saúde atrapalhou os planos do coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, veterinário Agenor Martins, que havia planejado a execução da mesma para novembro.

As vacinas chegaram ao município semana passada, mas devido ao período de recesso dos servidores da secretaria municipal de saúde de Picos, a mobilização não pode ser realizada.

Agenor Martins afirmou ainda que ainda não possui uma fata definida para a realização da campanha.

A vacinação é voltada para animais a partir de um mês de idade e fêmeas paridas há mais de quinze dias, e é gratuita. O dia D da campanha deve ser realizado durante um sábado na zona urbana e durante cinco dias na zona rural.

Importância da vacinação

O objetivo é a imunização de animais domésticos, como o cão e o gato, é muito importante, pois eles são as principais fontes de infecção para o homem. A raiva é uma zoonose de letalidade elevada, chegando a 100% nos animais que desenvolvem sintomas da doença. Por este motivo, apesar da redução dos casos de raiva canina e felina no país, ainda é extremamente necessário vacinar os animais de companhia. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger o animal e o homem.

 

 

Facebook