14/02/2024 - Jesika Mayara
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta quarta-feira (14) um alerta laranja indicando perigo em 13 estados brasileiros. O sinal teve início às 9h20 desta quarta-feira (14) e vai até as 3h de quinta-feira (15). Estão em alerta laranja regiões localizadas no Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. A classificação laranja compreende chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As orientações para essas regiões são:
• Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
• Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
• Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Alguns estados estão em áreas onde há alerta laranja e amarelo (perigo potencial). Em alerta amarelo estão 17 estados: Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
O alerta amarelo indica situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. O Inmet orienta os cidadãos para se manterem informados sobre as condições meteorológicas previstas para evitar riscos desnecessários.
Ciclone provoca chuva forte nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo nos próximos dias
O Inmet alertou que um ciclone subtropical deve se formar em alto-mar, a sudeste da cidade de Arraial do Cabo (RJ), com deslocamento para leste e, em seguida, para sul/sudoeste, a partir da noite desta quarta-feira (14).
De acordo com o instituto, o fenômeno vai provocar muita chuva no Litoral Norte de São Paulo até a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com maior atenção para a região da Costa Verde, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty.
A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha, em colaboração com o Inmet, o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Veja aqui a nota técnica completa.
Em caso de persistência das condições atmosféricas e da intensificação do vento, o ciclone pode ser classificado como tempestade subtropical, podendo provocar ventos de até 83 km/h no entorno do ciclone, principalmente nos setores sul e sudeste, até a noite da próxima terça-feira (20).
R7