29/12/2016 - Jesika Mayara
O setor da construção civil no Piauí encolheu mais da metade nos últimos dois anos. Quem confirma a informação é o presidente do Sindicato da Construção Civil André Baía, que afirma que a forte recessão vem desde 2014. Para o presidente, a recuperação da categoria está diretamente ligada a atual situação econômica do país.
"A recuperação só virá se o país melhorar. Ainda teremos três trimestres de dificuldade. A economia é uma ciência social e até as medidas do Trump podem afetar o país. Imaginamos que a expectativa do comércio é melhorar e daqui a nove meses vamos iniciar essa subida", pontuou André.
Segundo ele, um dos principais atingidos com a crise é o financiamento imobiliário que é muito sensível. André analisa que o setor da construção civil passou por um período de crescimento acelerado, porém, a atual crise econômica brasileira tem impedido o crescimento, que segundo ele se dá a "voo de galinha".
"O Brasil é um país que tem crescimento como voo de galinha. O nosso setor sente isso demais. Somos um reflexo de como a economia brasileira é gerida. O Brasil é gerenciado para não ter voos perenes", pontuou.
O presidente da categoria acrescentou ainda que o grande subsídio que, para ele, o governo deu aos beneficiários do Minha Casa Minha Vida provocou um agravamento ainda maior da situação. "Eu imagina que a solução dessa crise deve ser pensada há longo prazo. Se você vai dar subsídio para um setor ele precisa ser planejado para dez anos. Dar em doses controladas", concluiu.
Cidade Verde