29/12/2016 - Jesika Mayara
A Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM) informou que todo o trabalho de comunicação do governo este ano foi baseado na busca pela melhoraria de transparência e interação entre os gestores e a população, buscando ampliar as divulgações das ações. O andamento das atividades foi manter a população informada sobre todas as ações do poder público estadual, bem como dos atos públicos.
Buscando ampliar a divulgação das ações do Governo do Estado e manter a transparência nos atos públicos ao longo do ano, intensificou o trabalho junto aos meios de comunicação, mídias sociais e comunitárias em 2016. O foco do trabalho foi manter a população informada sobre todas as ações do poder público estadual, bem com melhorar a transparência e interação entre os gestores e a população.
O coordenador de Comunicação do Governo, João Rodrigues Filho destacou que neste ano foram feitas parcerias com a Controladoria Geral do Estado onde foi possível criar o aplicativo Gestão Transparente que possibilita à população fácil acesso, pelo celular, ao Portal da Transparência e às notícias da gestão estadual. Ele frisa, também, que todos os gestores do Estado foram estimulados a fornecerem todas as informações necessárias solicitadas pelos jornalistas dos meios de comunicação.
“Buscamos sempre colocar os gestores do Estado à disposição dos meios de comunicação e temos como meta que todos os dias tenhamos, ao menos, três gestores concedendo entrevista a algum veículo de comunicação. Com esse trabalho e planejamento, estamos fechando o ano com mais de cinco mil entrevistas concedidas em rádios e TVs. O mesmo número, nós alcançamos em inserções de notícias positivas em jornais e portais”, destaca Rodrigues.
Segundo o coordenador, na área de marketing e publicidade, foram realizados cerca de 50 jobs junto às agências licitadas. Foram trabalhos na área de Saúde, Educação, Segurança, Esportes, Administração e Finanças, Desenvolvimento Rural, Trânsito e Turismo, entre outras áreas. “Temos desenvolvido vários trabalhos para transmitir à sociedade, de forma transparente, as ações do governo. É importante a população saber das ações do governo até para que ela mesma tenha conhecimento de onde está sendo aplicado o dinheiro público. É nosso dever deixar a população informada”, enfatiza.
João diz que a Ccom também tem investido em canais próprios de comunicação. “Hoje contamos com canais de comunicação da própria Coordenadoria, que conta com um trabalho realizado no portal de notícias, mídias sociais, Rádio e TV. No caso da rádio e Tv, iremos implantar em 2017 o serviço de transmissão online das duas mídias e teremos programação 24h para ser acessada de qualquer lugar todo o mundo. Além disso, estamos produzindo e desenvolvendo revistas, guias e aplicativos para que as pessoas do Piauí e de outros estados e países possam conhecer melhor nossos potenciais. Temos certeza que em 2017 o Piauí será bem mais conhecido por turistas e investidores”, garantiu.
“Acredito que, do ponto de vista da comunicação, temos realizado um bom trabalho. Claro que precisamos melhorar, mas temos conseguido atingir plenamente os objetivos de comunicar nos mais diversos formatos. Em 2017, queremos amadurecer todo esse trabalho para que a população receba, de forma clara, as ações produzidas para o seu bem-estar”, finaliza o coordenador lembrando que apesar de ter sido um ano difícil para o país, ele concluiu 2016 trazendo boas notícias e dizendo ao povo do Piauí que tem coisa boa acontecendo.
CCOM PI