03/01/2017 - Redação
Por João Paulo Leal – Enviado a Sussuapara
Além do compromisso de posse do prefeito e vice-prefeito de Sussuapara, outro momento também provocou a euforia da multidão presente na Quadra Poliesportiva na tarde do último dia 1º de janeiro, que foi na apuração dos votos da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, quando o vereador Francisco das Chagas Moura, o Chaguinha (PP), foi eleito presidente daquela Casa Legislativa. Ele é aliado do prefeito Edvardo Rocha (PP) e do vice-prefeito Naerton Moura (PSDB). A vice-presdência passa a ser ocupada pelo vereador Antônio Manoel, o Antônio Ramiro (PSDB) e como secretário fica o vereador Edson Silva, o Alvin (PP).
Durante o primeiro mandato do prefeito Edvardo, o Pé Trocado, iniciado em 2013, a mesa diretora da Câmara sempre foi controlada pela oposição, comandada pelo ex-prefeito e candidato derrotado na última eleição, Miguel Rocha (PMDB). Após o rompimento de dois vereadores, desde 2014 a base do prefeito na Câmara só contava com dois parlamentares, o que dificultava a tramitação de projetos de interesse do Executivo naquela Casa.
Contudo, na eleição de outubro de 2016 o grupo do prefeito elegeu cinco dos nove vereadores, formando maioria. Mas, na eleição da mesa diretora, que ocorreu no último domingo, Chaguinha foi eleito com seis votos e o candidato da oposição, Edvardo de Moura Santos, o Zé de Valdim (PMDB), obteve apenas três votos. A votação foi nominal e aberta, com cada vereador manifestando seu voto. Além dos votos dos cinco eleitos pela situação, Chaguinha também obteve o voto do vereador de primeiro mandato, João Batista Marcílio Ribeiro, o popular Ceará (PMDB), o que consolida a maioria absoluta no plenário.
Carreira
O novo presidente da Câmara Municipal de Sussuapara, para o biênio 2017-2018 milita na política antes mesmo da emancipação do município, sendo também um de seus entusiastas. Em 1996 foi candidato a prefeito, ficando em 3º lugar na disputa. Em 2004 foi candidato a vice-prefeito, também sem lograr êxito. Após 16 anos na oposição, em 2012 ele colaborou com a vitória de Pé Trocado nas urnas, participando da Gestão “A Caminho do Futuro” na condição de secretário municipal de Governo. Em outubro de 2016 foi eleito vereador com 276 votos.