Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Cidades

Aliado do prefeito assume a Presidência da Câmara de Sussuapara

Edvardo Rocha não teve maioria na Câmara Municipal durante o seu primeiro mandato

03/01/2017 - Redação

Imprimir matéria
5417eefefc68251b61fdf1cc1e93.jpg Francisco das Chagas Moura, o Chaguinha (PP) (Foto: João Paulo Leal)
5417eefefc68251b61fdf1cc1e93.jpg Francisco das Chagas Moura, o Chaguinha (PP) (Foto: João Paulo Leal)

Por João Paulo Leal – Enviado a Sussuapara

Além do compromisso de posse do prefeito e vice-prefeito de Sussuapara, outro momento também provocou a euforia da multidão presente na Quadra Poliesportiva na tarde do último dia 1º de janeiro, que foi na apuração dos votos da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, quando o vereador Francisco das Chagas Moura, o Chaguinha (PP), foi eleito presidente daquela Casa Legislativa. Ele é aliado do prefeito Edvardo Rocha (PP) e do vice-prefeito Naerton Moura (PSDB). A vice-presdência passa a ser ocupada pelo vereador Antônio Manoel, o Antônio Ramiro (PSDB) e como secretário fica o vereador Edson Silva, o Alvin (PP).

Durante o primeiro mandato do prefeito Edvardo, o Pé Trocado, iniciado em 2013, a mesa diretora da Câmara sempre foi controlada pela oposição, comandada pelo ex-prefeito e candidato derrotado na última eleição, Miguel Rocha (PMDB). Após o rompimento de dois vereadores, desde 2014 a base do prefeito na Câmara só contava com dois parlamentares, o que dificultava a tramitação de projetos de interesse do Executivo naquela Casa.

Contudo, na eleição de outubro de 2016 o grupo do prefeito elegeu cinco dos nove vereadores, formando maioria. Mas, na eleição da mesa diretora, que ocorreu no último domingo, Chaguinha foi eleito com seis votos e o candidato da oposição, Edvardo de Moura Santos, o Zé de Valdim (PMDB), obteve apenas três votos. A votação foi nominal e aberta, com cada vereador manifestando seu voto. Além dos votos dos cinco eleitos pela situação, Chaguinha também obteve o voto do vereador de primeiro mandato, João Batista Marcílio Ribeiro, o popular Ceará (PMDB), o que consolida a maioria absoluta no plenário.

Carreira
O novo presidente da Câmara Municipal de Sussuapara, para o biênio 2017-2018 milita na política antes mesmo da emancipação do município, sendo também um de seus entusiastas. Em 1996 foi candidato a prefeito, ficando em 3º lugar na disputa. Em 2004 foi candidato a vice-prefeito, também sem lograr êxito. Após 16 anos na oposição, em 2012 ele colaborou com a vitória de Pé Trocado nas urnas, participando da Gestão “A Caminho do Futuro” na condição de secretário municipal de Governo. Em outubro de 2016 foi eleito vereador com 276 votos.

Facebook