04/01/2017 - Redação
No último domingo, dia 1º de janeiro, Raimundo Renato Vicente de Araújo Sousa, o Renato Pio (PSB) foi empossado pela quarta vez prefeito da cidade de São Luís do Piauí. Na oportunidade, o vice-prefeito Lindalberto Ricardino da Silva (PSD) e os noves vereadores eleitos também tomaram posse.
A solenidade de posse foi realizada na Quadra Poliesportiva do município e reuniu autoridades, correligionários, amigos e familiares dos eleitos. Compõem a atual Legislatura da Câmara Municipal os vereadores Agostinho Raimundo da Silva (PMDB), Gilberto Rodrigues da Silva (PMDB), José Nilson da Rocha (PT), Edilson Batista de Sousa (PSD), Erismar Manoel da Rocha (PSDB), Lourival Barros Rocha (PSB), Manoel João de Sousa (PSB), Maria Zélia de Sousa Silva (PSD) e José Ribamar Leite (Zé Bahia – PSD). Após a eleição da Mesa Diretora da Câmara, o presidente eleito, Edilson Batista (PSD), deu posse ao prefeito Renato Pio e ao vice-prefeito Lindalberto Silva para o quadriênio 2017-2020.
Empossado pela quarta vez, o prefeito Renato declarou que o momento lhe motiva a trabalhar ainda mais por São Luís do Piauí. “Agradeço primeiramente a Deus, aos meus amigos que confiaram o voto e quero dizer que sou o mesmo Renato e São Luís do Piauí vai continuar se desenvolvendo cada dia mais”, afirmou.
TRAJETÓRIA
Renato iniciou sua trajetória política em São Luís do Piauí no ano de 1996, quando disputou, sem lograr êxito a primeira eleição daquele município que havia sido emancipado no ano anterior de São João da Canabrava. Ao encarar uma nova disputa em 2000, ele saiu vitorioso das urnas com menos de 50 votos de maioria. Contudo, ao disputar reeleição em 2004, a maioria foi ampliada para quase 1.000 votos.
Em sua sucessão, no ano 2008, apoiou a candidatura a prefeito do então vereador Francisco João da Silva, o Tim, que foi a vitoriosa. Em 2012 Renato entrou novamente na disputa pela Prefeitura e venceu, repetindo o feito na eleição de outubro do ano passado. No último domingo ele inaugurou seu quarto mandato, o que representa também a permanência de seu grupo político no poder durante 20 anos naquele município.
CÂMARA MUNICIPAL
Apoiado pelo prefeito Renato Pio, o vereador Edilson Batista foi eleito presidente da Câmara Municipal. Ele irá assumir a presidência do legislativo sãoluisense ao lado do vereador Manoel João (PSB).
Texto: Romário Mendes e João Paulo Leal
Fotos: José Wilson e Antônio Rocha