Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Urnas começam a ser distribuídas para processo eleitoral da reitoria da UFPI

14/05/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-d7ba2e99c75971e858.jpg (Foto: Renato Andrade/Cidade Verde)
P40G-IMG-d7ba2e99c75971e858.jpg (Foto: Renato Andrade/Cidade Verde)

Iniciou nesta segunda-feira (13) o processo de distribuição das 108 urnas eletrônicas que serão utilizadas na Consulta Universitária que faz parte do processo de escolha da reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), para os locais de votação no interior do estado. 

Os estudantes, professores e servidores da instituição irão escolher na quarta-feira (15), pela primeira vez, uma mulher para o comando máximo da instituição. Isso porque são três candidatas que disputam a vaga. O processo não se trata de uma eleição direta. O resultado da consulta que ocorrerá na quarta será usado como base pelo Conselho Universitário da instituição para formar uma lista tríplice e a enviará para o presidente da República, a quem cabe escolher quem será a próxima gestora. Lula já havia manifestado que nomearia para a reitoria das instituições o primeiro colocado nas listas tríplices.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

A votação na quarta vai ocorrer, além de Teresina, em outras 66 cidades do Piauí, onde tem campi da UFPI e pólos descentralizados. Segundo Rômulo Fontenele, vice-presidente da Comissão Eleitoral, o processo de escolha é importante porque a instituição é a maior do estado e uma das maiores do Brasil.

"A Universidade Federal está na reta final da consulta prévia da comunidade universitária para o cargo de reitor e vice para o quadriênio 2024 - 2028.  (...) A universidade é um pólo de referência, é a maior instituição de ensino superior do Piauí e uma das maiores do Brasil, e o cargo é muito importante, a universidade deve ser o terceiro ou quarto maior orçamento do estado do Piauí, então é uma importância muito grande", citou.

Em termos de número de votantes, a UFPI seria o quinto maior eleitorado do estado se fosse um município. São 44.534 estudantes, 1.608 professores e 1.023 técnicos, o que dá um total de 47.165 eleitores. Ficaria atrás apenas de Teresina, Parnaíba, Picos e Piripiri. Os votos também têm pesos diferentes por segmento para o cálculo do resultado: o voto do professor equivale a 70%, de estudantes e servidores técnicos equivalem a 15% cada. 

 

Cidade Verde

Facebook