26/06/2024 - Jesika Mayara
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira, 25, a convocação de 124 atletas de 10 modalidades que representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro. O estado do Piauí por hora terá três representantes – dois atletas e um piauiense na comissão técnica.
Luís Carlos Cardoso na paracanoagem, Rayssa Virginia na esgrima em cadeira de rodas e Gabriele Cavalcante na comissão técnica do badminton.
Gabriele Cavalcante Pereira, irá como fisioterapeuta da delegação de badminton, a ex-atleta piauiense é natural de Valença no Piauí e trabalha diretamente com a Confederação de Badminton desde quando se aposentou das quadras.
Luís Carlos Cardoso, multicampeão, são sete títulos mundiais de paracaonagem e atualmente é medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O piauiense natural da cidade de Picos irá para sua terceira paralímpiada em Paris-24.
O último nome é praticamente desconhecido dos piauienses, mas é nascida na capital Teresina – Rayssa Virginia Veras, atleta da esgrima em cadeira de rodas, mas que mora fora do estado a muito tempo e defende o Club Athletico Paulistano, ela é uma das sete paratletas da Seleção e essa será sua primeira disputa de Jogos Paralímpicos.
Foto: Alessandra Cabral/CPB
Rayssa compete oficialmente na esgrima desde 2017 e se tornou figura cativa na seleção de 2023 para cá. Nas Paralímpiadas de Paris-24 a piauiense irá brigar por duas medalhas, já que compete nas categorias - sabre e espada.
A lista do Comitê Paralímpica Brasileiro será ampliada nos próximos dias com muitas outras modalidades e o Piauí espera ampliar também o número de representantes nos Jogos Paralímpicos.
Cidade Verde