09/07/2024 - Jesika Mayara
O aumento nos casos de coqueluche na França está assustando a população às vésperas dos Jogos Olímpicos, que começam no dia 26 de julho. Segundo a agência de saúde francesa Santé Publique, não é possível prever a magnitude do pico da doença nem a duração do ciclo epidêmico.
O número de casos no país mais do que dobrou de abril para maio. A coqueluche é transmitida por meio de gotículas de saliva espalhadas pela tosse, pelo espirro e até mesmo pela fala.
Na semana passada, a agência de saúde francesa Santé Publique emitiu um relatório afirmando que os indicadores de vigilância confirmam “uma situação epidêmica estabelecida no território”.
A agência alerta para o fato de que a magnitude do pico e a duração do ciclo epidêmico não podem ser previstos e pede “vigilância acrescida” durante os Jogos Olímpicos de Paris, que começarão em 26 de julho. Em abril, a França registrou 1.400 casos da doença. Ao passo que, em maio, o número já havia mais que dobrado, para 3.000, de acordo com um comunicado do Instituto Pasteur.
Com informações R7 e G1