13/07/2024 - Jesika Mayara
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) informou que, para as eleições de 2024, foram disponibilizadas um total de 10.800 mil urnas eletrônicas, modelos 2020 a 2022. As novas urnas substituíram os modelos mais antigos, modelos de fabricação de 2009 a 2011.
A manutenção das urnas eletrônicas é feita três vezes ao ano em todo o acervo do TRE/PI e tem como objetivo verificar o funcionamento regular dos equipamentos, inclusive, a recarga de baterias, testes dos componentes internos, verificação da presença de componentes externos e limpeza geral.
De acordo com o desembargador Sebastião Martins, presidente do TRE-PI, o planejamento para eleições acontece a cada dois anos e para estas eleições foram adquiridas novas urnas.
“A urna eletrônica é segura e confiável. A grande vantagem das novas urnas eletrônicas é que 80% delas foram fabricadas a partir de 2020, que são equipamentos mais rápidos e mais modernos. As novas urnas são 18 vezes mais rápidas que as antigas. Então, o eleitor pode confiar, que a Justiça Eleitoral vai participar do pleito com toda segurança e transparência possível”, ressaltou.
O desembargador Sebastião Martins comenta que a preparação para as eleições contou com um investimento de R$55 milhões.
“O TRE-PI está em primeiro lugar no Brasil no que se refere à biometria, com cerca de 95% dos eleitores cadastrados e biometrizados. Além disso, 35 mil mesários serão convocados para atuar como auxiliares da Justiça Eleitoral”, destacou.
Convenções partidárias
O Tribunal Superior Eleitoral deu início às restrições do calendário eleitoral no dia 6 de julho e com elas uma série de condutas vedadas para os agentes e servidores públicos. A próxima etapa é a realização das convenções partidárias, que terão início no dia 20 de julho e seguem até o dia 5 de agosto.
As convenções partidárias são os eventos para que os partidos e federações possam deliberar sobre as coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereador (a). Após a definição de candidaturas, as agremiações terão até o dia 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Fonte: Porta O Dia