Picos(PI), 07 de Setembro de 2024

Matéria / Cidades

Feira abre a 6ª edição da Festa do Vaqueiro de Francisco Santos

13/07/2024 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-b88bc2ee14c54565f2.jpg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-b88bc2ee14c54565f2.jpg (Foto: Cidades na Net)

Chegando a sua sexta edição a Festa do Vaqueiro de Francisco Santos teve início com a realização da I Feira e Exposição da Agricultura Familiar. A programação iniciou às 07h. A solenidade oficial de abertura ocorreu às 9 horas. Confira Àlbum!

Organizada por Eduardo Banzeiro e Nilson Banzeiro o evento conta com apoio do poder público estadual e municipal e de organizações de incentivo ao turismo, à aprendizagem rural e ao empreendedorismo através da Secretaria de Estado do Turismo, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

O evento contou com exposições de produtos típicos produzidos na cidade, além de apresentações artísticas e culturais.

Muito forró com o sanfoneiro Mão de Onça marcou a parte da manhã. A tarde foi animada por apresentações musicais dos cantores Isael Veloso, Osvando Barros e Arthur Diniz no palco principal que prosseguiram até a noite.

A secretária de Agricultura, Larissa Ariadine, ressaltou a importância da presença da Agricultura Familiar, que representa segundo ela, 70% da população francisco-santense.

Ivo Libânio, representante da Setur, enfatizou os cultivares de Francisco Santos e comentou que é necessário sempre o apoio para o combate de pragas nas lavouras.

“Hoje estou aqui representando Zé Neto Monteiro, que não pôde estar presente devido à reuniões com o governador e com Pablo Santos. A primeira Feira da Agricultura Familiar é de extrema importância para nosso município, impulsionando nossos agricultores rurais. Conversando com Eduardo, apresentei um projeto para realizar este evento, que foi prontamente apoiado pelo secretário. Eduardo e Nilson abraçaram a ideia com entusiasmo, e hoje estamos aqui realizando este belo evento, que está apenas começando”, declarou.

Igor Lima é gerente do Banco do Brasil de Francisco Santos. “Quero reforçar o compromisso do Banco do Brasil em ser um parceiro histórico da agricultura familiar. Reafirmar essa parceria, fomentar a agricultura local e do país. O Igor está assumindo essa parceria por muitos e muitos anos”, destacou.

Agivan destacou que há mais ou menos 4 anos desenvolve o trabalho voltado para a cajucultura em Francisco Santos. Representando o gerente geral Alfredo, Agivan declarou que sempre foram bem acolhidos no município.

“Ficamos felizes quando vemos os resultados. Muitos produtos são advindos do Prodeter. O Banco do Nordeste aplicou R$ 5 milhões de reais e está distribuído em muitas famílias e concerteza vem transformando a realidade do município”, disse mencionando a safra anterior. “Parabenizamos os agricultores e a organização. Estamos à disposição de vocês”, concluiu Agivan.

Na oportunidade, Nilson Banzeiro, um dos organizadores, salientou que a festa é de todos sem diferença entre crença e ideologia, classe social.

“Esta festa é nossa, é sua, é de todos nós. Estou muito feliz em ver tantos amigos aqui, pessoas de diferentes ideologias políticas, religiosas e sociais. Este evento representa integração. É gratificante perceber o apoio do estado nos últimos anos, em diversas gestões, focando no pequeno e médio produtor para promover o desenvolvimento rural. As práticas de nossos pais e avós hoje são obsoletas diante das novas tecnologias e dos diferenciais oferecidos pelo governo. Vamos aproveitar essa oportunidade. Como sempre digo, Francisco Santos tem sindicato, tem integração, e hoje, com o apoio dos órgãos estaduais e de todas as esferas municipais, estaduais e federais, temos a oportunidade de nos desenvolver no campo”, falou.

Eduardo Banzeiro, idealizador da programação, reforçou dizendo que a festa abrange todos os munícipes, sem divisão de crença, partido político, sem diferenças. Durante pronunciamento ele enfatizou o apoio recebido.

“Hoje é um dia muito especial para mim, como sempre, tenho a honra de abrir todas as festas do vaqueiro em nosso município. Este ano, avançamos mais um passo significativo com a integração da feira da agricultura familiar. Agradeço imensamente a Deus pela coragem, discernimento e saúde que tenho recebido, são as bênçãos que mais tenho pedido nos últimos dias. Ele sabe até onde podemos chegar, e estou profundamente grato por estar aqui hoje. Quanto ao apoio, Eduardo tem ideias. Mas, sem pessoas que me apoiem, que me incentivem, Eduardo não poderia realizar suas ideias. Desde o primeiro dia em que isso foi idealizado, ainda quando eu era secretário na gestão do prefeito Edson, sempre deixei claro meu desejo de contribuir, de plantar uma semente na minha cidade. A festa do vaqueiro não é política. Ela não pertence a um único dono, assim como a feira da agricultura familiar não pertence a ninguém em particular. Eu estou aqui como representante de todos vocês para contribuir, para somar enquanto estiver, e quando eu não estiver mais, espero que essa iniciativa continue crescendo. Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos ao Nilson e à minha família pelo apoio”, declarou.

Presenças

A presença de diversas autoridades e lideranças marcou o evento, com destaque para o prefeito Édson Carvalho; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Claesia; a secretária de Agricultura, Larisse Ariadina; o coordenador de Transportes Deuseni, os vereadores Cristiane e Thiago, além de Ivo Libânio, e Luís José da Silva, presidente da cooperativa COOMAF. Também estiveram presentes Igor Lima, gerente do Banco do Brasil de Francisco Santos, o pré-candidato à prefeito Didissa, Siriá, a professora Rosângela, Henrique César, Agivan, agente de desenvolvimento do BNB, e Zé Nito da SADA.

Facebook