Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Governo nomeia mais de 200 bombeiros e anuncia novo curso de formação no Piauí

22/07/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-3532aec2da2d7a83b7.jpeg (Foto: Renato Andrade/Cidade Verde)
P40G-IMG-3532aec2da2d7a83b7.jpeg (Foto: Renato Andrade/Cidade Verde)

Nesta segunda-feira (22) foi realizada a solenidade de nomeação e formatura dos 205 novos bombeiros militares da instituição aprovados em concurso realizado no ano passado e que participaram do curso de formação. O evento faz parte das comemorações do 80 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí. Até então, a corporação possuía 340 bombeiros e, com os 205, passará a ter um efetivo de 545 bombeiros.


O Coronel José Rêgo, comandante da corporação, afirmou ainda que no próximo ano outros 195 bombeiros devem integrar o Corpo de Bombeiros, o que mais que duplicaria o atual efetivo. “Neste mês de julho, o Corpo de Bombeiros completou 80 anos de existência de criação aqui no estado do Piauí. E um presente que nós estamos recebendo na data de hoje, a inclusão e a nomeação de 205 novos bombeiros militares. É o momento mais importante da história do Corpo de Bombeiros. Nos deixa bastante motivados, bastante entusiasmados e com vontade de servir cada vez melhor e de forma mais satisfatória a sociedade piauiense. Toda a sociedade ganha com essa inclusão”, informou o comandante do Corpo de Bombeiros. 

"Nosso efetivo está praticamente sendo dobrado. Então nós vamos reforçar a capital e o interior, onde existem unidades do Corpo de Bombeiros, nós faremos um reforço no efetivo. E no próximo ano nós vamos incluir mais 195 bombeiros. Os novos membros da corporação devem auxiliar nos trabalhos de combate a incêndios no Piauí durante o B-R-O BRÓ, que oficialmente começa em setembro, mas as altas temperaturas e o tempo seco já iniciam em agosto. “Ao longo do ano o Corpo de Bombeiros tem uma parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e as prefeituras. Então, nós fizemos um trabalho de capacitação formando brigadistas nesses locais. Já formamos em mais de 120 municípios, que vai dar um suporte muito bom, um apoio muito bom para a nossa corporação também, e agora com a inclusão desses novos bombeiros vai tornar o nosso trabalho bem mais eficiente”, finalizou.

O concurso

Ao todo, mais de 4 mil candidatos se inscreveram para a prova. O certame foi realizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Uespi (Nucepe). Foram 400 vagas ofertadas pela corporação, sendo 205 vagas serão preenchidas imediatamente e outras 195 devem ser preenchidas até o ano que vem. A remuneração inicial é de R$ 3.817,73, além de vantagens por desempenho.

Na primeira etapa, foi realizada a prova com conhecimento básicos em português, matemática, informática e conhecimentos gerais e regionais; e específicos em legislação e noções de Direito; além de uma redação. Depois os candidatos aprovados passaram outras etapas referentes ao exame de saúde, exame físico, avaliação psicológica e investigação social. Só após essas fases é que puderam ser nomeados.

 

Portal O Dia

Facebook