24/07/2024 - Jesika Mayara
Nos últimos dias várias pessoas de Picos têm procurado os serviços de saúde apresentando sintomas de diarreia. De acordo com a Vigilância Epidemiológica cerca de 400 pessoas apresentaram os sintomas. Os bairros mais atingidos foram Ipueiras, Catavento, Junco e Boa Sorte.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Picos o aumento no número de consultas aconteceu entre os dias 06 e 16 de julho. As doenças diarreicas agudas podem ser causadas por diferentes microorganismos infecciosos, que tem maior incidência nos períodos mais quentes.
A Vigilância Epidemiológica de Picos tem monitorado o aumento dos casos da doença que foi registrada em um período atípico.
“As diarreias tem dois focos, ou alimentar ou por transmissão por água. Devido ao grande número de pessoas acreditamos que essa infecção possa ter sido causada pela água. Os sintomas apareceram após uma interrupção no abastecimento. Estamos orientando a população para que possa realizar a limpeza das caixas de água e o tratamento da mesma”, disse o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos, Robson Clay Viana.
DOENÇAS DIARREICAS AGUDAS
As doenças diarreicas agudas (DDA) correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais. São caracterizadas por uma síndrome em que há ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda em 24 horas, ou seja, diminuição da consistência das fezes e aumento do número de evacuações, quadro que pode ser acompanhado de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Em geral, são doenças autolimitadas com duração de até 14 dias. Em alguns casos, há presença de muco e sangue, quadro conhecido como disenteria. A depender do agente causador da doença e de características individuais dos pacientes, as DDA podem evoluir clinicamente para quadros de desidratação que variam de leve a grave.