31/07/2024 - Jesika Mayara
A Prefeitura de Santana do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está desenvolvendo um projeto com o objetivo de garantir que os estudantes melhorem os rendimentos de aprendizagem durante o ano letivo. Trata-se do projeto “Nas férias também se estuda”, que está ocorrendo em quatro escolas municipais, sendo elas a Severo Maria Eulálio, Professor Pascoal Borges Leal, Ferreira Santos Brito e Armínio Monteiro de Moura.
O projeto de aulas de reforço envolve um total de 144 estudantes do Ensino Fundamental, dos 2º, 5º e 9º anos, tanto da sede quanto da zona rural. As aulas acontecem nas quartas e quintas-feiras, das 7h às 10h, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Ruan Pedro Carvalho, 10 anos, está participando do projeto e disse que espera que ele seja desenvolvido todos os anos.
“É muito bom quando chegar no outro ano a gente já tá sabendo mais e durante a avaliação da SAEPI estaremos mais preparados. Espero que esse projeto seja desenvolvido todos os anos, porque só faz bem para nossa cidade”, disse o estudante.
Prestes a ingressar no ensino médio, Tatiane Moura, 14 anos, tem intensificado os estudos para lograr êxito no vestibular do Instituto Federal do Piauí, o IFPI.
“É uma oportunidade ótima, tanto para a prova que vai vindo da SAEPI e também preparatória para o IFPI. Eu quero fazer a prova do instituto e estou vindo para poder prestar atenção nas aulas. É uma oportunidade muito grande”, ressaltou a jovem.
O projeto de aulas nas férias é uma iniciativa valiosa que beneficia os alunos das escolas municipais de várias maneiras, pois, além de reforçar os conhecimentos adquiridos, mantém o ritmo de estudos, incentivando o desenvolvimento de novas competências.
Segundo o secretário de educação, Gilmar Rodrigues, visando o incentivo dos estudantes nesse período de aulas de reforço, a rede municipal de educação se preocupou em adotar uma metodologia mais lúdica, com profissionais qualificados que incluem oficinas de leitura e escrita, jogos educativos e banco de questões para avaliações. Também foi disponibilizado transporte escolar e garantida merenda diferenciada.
O planejamento envolveu todo o corpo escolar: secretário de educação, coordenadores, nutricionista, diretores e professores.
Duração do Projeto: A realização do projeto aconteceu durante todo o mês de julho, com aulas duas vezes por semana, e continuará até o mês de novembro com aulas aos sábados.
O reforço também incentiva e prepara os estudantes para a avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), que avalia a qualidade do ensino e o desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.