13/08/2024 - Jesika Mayara
A Prefeitura de Santana do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira, 13 de agosto, o III Seminário de Alfabetização do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). O evento, que aconteceu na Escola Municipal Professor Pascoal Borges Leal, reuniu educadores, gestores, e autoridades locais para discutir estratégias e práticas de ensino voltadas para a alfabetização infantil.
Com o tema “Formação: Desbloqueando a Aprendizagem e Assumindo o Compromisso de Progredir”, o seminário teve início com o credenciamento, seguido da formação da mesa de honra e a execução do hino municipal.
A mesa foi composta pela prefeita Maria José, pelo secretário de Educação, Gilmar Rodrigues, pelo coordenador municipal do PPAIC, professor Amaldo de Sousa Rocha, pelas coordenadoras de ensino Elisangela Leal (Ensino Fundamental) e Sandra Maria (Educação Infantil), além de Elisete Maria Leal, técnica pedagógica municipal, Ramila de Jesus, coordenadora de Ensino Fundamental, Eva Teresa, diretora da Escola Municipal Professor Pascoal Borges Leal, e os formadores Leiane Maria de Moura (Educação Infantil) e Jailton Valdeci de Brito (Ciclo de Alfabetização).
Após os discursos das autoridades, os alunos da Escola Pascoal Borges realizaram uma apresentação de coreografia junina, ao som da música “Brilhou no Céu”, encantando os presentes e trazendo um momento cultural ao evento.
Dando continuidade à programação, a pedagoga Patrícia Gonçalves ministrou uma palestra sobre a importância da avaliação do ensino-aprendizagem, tema central do seminário. A palestra promoveu uma reflexão profunda sobre o papel fundamental da avaliação no desenvolvimento do processo educacional, destacando a necessidade de uma abordagem contínua e criteriosa para garantir o sucesso na alfabetização das crianças.
Exposição de boas práticas pedagógicas
Um dos momentos mais aguardados do seminário foi a exposição e compartilhamento de boas práticas pedagógicas por professores e gestores do município. Durante a apresentação, foram destacadas práticas exitosas na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização, que têm facilitado o aprendizado de disciplinas como matemática e português, além de trazer benefícios para outras áreas do conhecimento.
A mesa julgadora, avaliou as práticas apresentadas e selecionou aquelas que serão levadas para o Seminário Regional, previsto para acontecer em Picos, em setembro. Entre as práticas ganhadoras. É importante destacar que cada Boa Prática apresentada pelos professores consiste em um conjunto de ações e atividades comprovadamente bem-sucedidas em sala de aula. Essas práticas são sustentadas por projetos justificativos, embasados em referenciais teóricos de autores renomados na área da educação infantil, destacam-se:
-Carlene Maria de Brito (Escola Raimunda Paulina da Conceição) com a prática “Ajudando a Voar”.
-Raquel Angelita dos Santos (Escola Raimunda Paulina da Conceição) com a prática “Alice no País Sem Maravilhas”, voltada para os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.
-Maísa (Creche Tia Lourdes Dias) com a prática “Barraca da Leitura”.
A formadora do PPAIC Leiane Maria de Moura, responsável pela Educação Infantil, destacou a importância do programa para o município. Segundo Leiane, o PPAIC, que está presente em Santana do Piauí há três anos, tem se mostrado fundamental para a formação continuada dos professores da educação infantil e do ciclo de alfabetização.
“O PPAIC é um pacto para a alfabetização nacional e também um programa de governo do Estado, em parceria com o município. As formações continuadas têm orientado os professores a melhorar suas práticas pedagógicas no dia a dia da sala de aula”, afirmou.
Ela também ressaltou o crescimento dos professores no domínio de conhecimento e ensino, evidenciado pelas práticas apresentadas no seminário.
“Este é o segundo ano que realizamos o seminário, e neste ano percebemos um nível muito alto nas práticas apresentadas, tanto que a diferença na votação entre as melhores práticas da Educação Infantil foi de apenas dois pontos e meio”, acrescentou Leiane.
Cidades na Net