Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Vulnerabilidade social lidera ocorrências do Conselho Tutelar de Picos

O órgão atendeu 192 casos envolvendo crianças e adolescentes em 2016

20/01/2017 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
a6c1fe310ba3238565ffd94ee816.jpg (Foto: Jesika Mayara)
a6c1fe310ba3238565ffd94ee816.jpg (Foto: Jesika Mayara)

O Conselho Tutelar de Picos divulgou o balanço de casos atendidos durante o ano de 2016, o levantamento foi realizado por quatro dos cinco conselheiros e relata que o órgão realizou 192 atendimentos, sendo 91 crianças e 102 adolescentes.

Dados do balanço apontam que os casos de vulnerabilidade social lideraram as ocorrências. “Atendemos 41 casos de vulnerabilidade social envolvendo crianças e adolescentes. As ocorrências dizem respeito ao cuidado que os pais tem tido com seus filhos deixando-os muito a solta”, disse o presidente do Conselho Tutelar de Picos, Raimundo Nonato.

O conselheiro ressaltou que é importante que os pais acompanhem a rotina de seus filhos e que não deixem para procurar o Conselho muito tarde. “Com o acompanhamento do Conselho, nós podemos conduzir esse menor para acompanhamento do CREAS, de psicólogos entre outros profissionais”.

Algumas das principais características que marcam o estado de vulnerabilidade social são as condições precárias de moradia e saneamento, os meios de subsistência inexistentes e a ausência de um ambiente familiar, por exemplo.

Todos esses fatores compõem o estágio de risco social, ou seja, quando o indivíduo deixa de ter condições de usufruir dos mesmos direitos e deveres dos outros cidadãos, devido ao desequilíbrio socioeconômico instaurado.

Bairros

A maioria das ocorrências atendidas pelo conselho durante o ano de 2016 foram verificadas nos bairros Paroquial, Morada do Sol, São Vicente, Parque de Exposição, São Sebastião, Ipueiras, Pedrinhas e Canduru.

Facebook