Picos(PI), 18 de Setembro de 2024

Matéria / Cidades

Coligação governista pede impugnação das candidaturas de Ubiratan e Rogério Bié em Santa Cruz do PI

23/08/2024 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-9457c311f0e7fdb74a.jpg (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-9457c311f0e7fdb74a.jpg (Foto: Divulgação)

 

Por João Paulo Leal – Da Redação

A coligação O Melhor Para Nossa Gente, formada pela Federação Brasil da Esperança e os partidos PSD, MDB e PSB em Santa Cruz do Piauí, apresentou junto ao Juízo da 62ª Zona Eleitoral o pedido de impugnação das candidaturas do médico Ubiratan Martins dos Santos (PDT) e do ex-vereador Rogério Ricardino de Oliveira (Progressistas), aos cargos de prefeito e vice-prefeito daquele município, respectivamente.

A ação de impugnação do pedido de registro de candidatura, entre outras questões correlatas, se baseia principalmente no fato do partido Progressistas não ter apresentado à Justiça Eleitoral, no prazo de 24 horas, a ata da convenção realizada no dia 27 de julho deste ano. No mesmo dia também foi realizada a convenção do PDT, sendo que as duas agremiações integram a coligação de oposição “Coragem Para Mudar”, pela qual concorrem os candidatos majoritários Ubiratan Martins e Rogério de Oliveira, também conhecido como Rogério Bié.

De acordo com a ação, que é assinada pela advogada Weika de Sousa Silva Luz, a própria Justiça Eleitoral reconhece por meio de uma certidão o não recebimento da ata da convenção do partido Progressistas de Santa Cruz do Piauí, no prazo estipulado pela Resolução 23.609/2019. A certidão, inclusive, foi anexada aos autos.

A ação proposta pela coligação governista, que tem como candidata a prefeita e vice-prefeito, Laís Barroso e Marcelo Martins, respectivamente, destaca ainda que a mencionada ata da convenção partidária só foi encaminhada à Justiça Eleitoral no último dia 16 de agosto, após o prazo final estabelecido para os pedidos de registro de candidaturas, que foi o dia 15 do mês em curso. 

“Deste modo, já está amplamente comprovado que houve o flagrante descumprimento da lei, prejudicando a transparência e legalidade da convenção que homologou a coligação entre os partidos”, ressalta trecho da ação que pede a impugnação das candidaturas.

Facebook