Picos(PI), 16 de Setembro de 2024

Matéria / Geral

Picos registra umidade igual à do deserto do Saara

Outras 10 cidades do estado também registraram baixa umidade

04/09/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-49274c5afe4943b866.jpg (Foto: Jesika Mayara)
P40G-IMG-49274c5afe4943b866.jpg (Foto: Jesika Mayara)

Em meio à pior seca dos últimos tempos e a uma intensa onda de calor, diversas cidades brasileiras estão enfrentando níveis alarmantes de umidade do ar. No Piauí, a situação não é diferente. A ausência de chuvas e as altas temperaturas têm feito com que a umidade atinja índices semelhantes aos encontrados em desertos. No total, 11 cidades do estado apresentam níveis de umidade que se equiparam aos do Saara. (Confira a lista ao final da matéria).

A umidade do ar no deserto do Saara varia entre 14% e 20%, mas em algumas cidades do Piauí, os índices estão até abaixo dessa faixa, como é o caso de Alvorada do Gurguéia e Gilbués, ambas com 13%. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e revelam que 244 cidades em todo o Brasil estão enfrentando uma situação semelhante. Em casos mais extremos, algumas cidades chegaram a níveis próximos a 7%, comparáveis à umidade do deserto do Atacama, no Chile, conhecido como o lugar mais seco do mundo, que tem umidade de 5%.

Onda de calor contribui para a queda da umidade
A extrema seca e as altas temperaturas são os principais fatores que contribuíram para a queda da umidade. O mês de setembro, que marca o fim do inverno, começou com uma onda de calor intensa, intensificadas também pelo aumento no número de queimadas. Cidades em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais atingiram temperaturas acima dos 40°C. Cidades do estado do Piauí também estão em alerta para onda de calor desde a terça-feira (3).

A umidade do ar muito baixa pode causar desconforto respiratório, cansaço, dor de cabeça e ressecamento das mucosas. Para aqueles com doenças respiratórias, como asma e rinite, os sintomas podem se agravar.

Como lidar com o ar seco?
Beba bastante água (cerca de dois litros por dia).
Utilize um umidificador de ar ou coloque uma bacia com água no ambiente.
Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico.
Evite bebidas alcoólicas e mantenha a casa limpa para evitar o acúmulo de poeira.
Evite exercícios físicos entre 11h e 17h e proteja-se do sol.


Veja a lista de cidades do Piauí com baixa umidade:
Alvorada do Gurguéia - 13%
Gilbués - 13%
Oeiras - 13%
São João do Piauí - 14%
Picos - 15%
Uruçui - 15%
Canto do Buriti - 16%
Paulistana - 16%
Castelo do Piauí - 18%
Corrente - 18%
Campo Maior - 19%

 

Portal O Dia

Facebook