30/01/2017 - Jesika Mayara
Após recesso de final de ano, o Cartório Eleitoral de Picos, que atende aos municípios da região, retomou a análise de processos eleitorais decorrentes do último pleito.
O órgão conta com dois novos juízes que analisam os processos decorrentes da 10ª e 62ª zonas eleitorais. De acordo com o chefe de cartório da 10ª zona eleitoral, Luís Borges, os novos juízes estão tomando ciência dos processos existentes.
“Durante o processo eleitoral foram ajuizadas algumas ações tanto na 10ª como na 62ª e por conta do recesso o processo de análise foi interrompido, agora eles seguem para a apreciação dos juízes para que eles deem o andamento que entenderam necessário”, explicou o chefe de cartório.
Os processos são decorrentes de problemas entre partidos e grupos políticos durante o período eleitoral.
“Há processos que pedem cassação, outros pedem apenas imposição de multa e após a análise dos juízes terão um desfecho. Não existe um prazo determinado para que eles sejam avaliados, mas é importante a celeridade, e os juízes observam muito isso”, disse Luís Borges.
Cerca de 20 processos da 10ª zona ainda tramitam, o chefe de cartório ressaltou que o número de procedimentos da 62ª Zona eleitoral é bem maior visto que a mesma compreende uma maior quantidade de municípios.