Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Política

Kennedy Barros é reeleito presidente do TCE-PI para o biênio 2025-2026

18/10/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-e5d86a08d610351d95.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-e5d86a08d610351d95.jpg (Foto: Reprodução)

O conselheiro Joaquim Kennedy Barros, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), foi reeleito, por unanimidade, presidente da Corte de Contas para o biênio 2025-2026 nesta quinta-feira (17). Na mesma ocasião, o conselheiro Kleber Eulálio também foi eleito vice-presidente do TCE-PI.

Essa é a terceira vez que o conselheiro Kennedy Barros é conduzido à presidência da Corte de Contas estadual. Ao final da votação, o conselheiro destacou que, em seu novo mandato, vai continuar dando prioridade ao acompanhamento das políticas públicas, sem descuidar da fiscalização e da formação de gestores e controladores sociais. Kennedy Barros ressaltou ainda suas expectativas para o próximo biênio, como os desafios de presidir o Tribunal de Contas do Estado novamente.

“Nesse um ano e dez meses do mandato passado, nós investimos muito em acompanhamento de políticas públicas e nós temos números que comprovam que isso foi positivo. Reduzimos o número de danos causados ao erário, possibilitamos melhores serviços à população e melhor saúde financeira ao erário público. O Tribunal está dizendo que não vai fiscalizar e punir quem erra? Não. O Tribunal ao agir assim vai impedir que esses erros aconteçam numa proporção muito grande. Mas, mesmo com todos os esforços de acompanhamento do TCE na aplicação das políticas públicas, quem cometer tais equívocos será punido, como tem sido, de acordo com o rigor da lei”, afirmou.

O conselheiro destacou ainda o papel da Corte de Contas como fiscalizadora da aplicação das políticas públicas necessárias para o desenvolvimento das cidades e o bem comum dos cidadãos.

“Apostamos muito no acompanhamento das políticas públicas e entendemos que, quando acompanhamos as políticas públicas individualmente, possibilitamos à população receber serviços com maior qualidade. A população quer isso. Por quê? Porque é ela quem sustenta a sociedade ao pagar seus impostos. Ora, se ela paga seus impostos, quer isso de volta em forma de resultado, e é isso que o Tribunal busca fazer”, ressaltou.

Confira a composição da mesa diretora do TCE-PI para o biênio 2025-2026

Presidente – Kennedy Barros

Vice-Presidente – Kleber Eulálio

Corregedora – Lílian Martins

Ouvidor – Abelardo Pio Vilanova

Controlador Interno – Flora Izabel

Presidente da 1ª Câmara – Rejane Dias

Presidente da 2ª Câmara – Waltânia Alvarenga

Auxiliar da Presidência – Jailson Campelo

Auxiliar da Corregedoria – Jackson Veras

Auxiliar da Ouvidoria – Delano Câmara

Auxiliar da Controladoria – Allyson Araújo

Diretor-Geral da Escola de Gestão e Controle – Flora Izabel

Diretora-Executiva da EGC - Valéria dos Santos Leal

Trajetória
Joaquim Kennedy Nogueira Barros assumiu o cargo de conselheiro do TCE-PI em 2002. Exerceu o cargo de corregedor no período de 2003 a 2004, de vice-presidente no biênio 2009 a 2010, de presidente no biênio 2011 a 2012, de controlador em 2013 e 2014, de ouvidor em 2015 e 2016, de presidente da segunda Câmara do Tribunal no biênio 2019-2020. Em novembro de 2022 ele foi reconduzido para assumir o cargo de presidente do TCE-PI pela segunda vez, tendo como vice-presidente a conselheira Waltânia Alvarenga.

O conselheiro Kennedy Barros é natural da cidade de Picos, no Sul do Piauí. Filho de Antônio de Barros Araújo e de Maria dos Remédios P. N. Barros, ele é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Direito do Estado pela mesma Universidade.

 

Portal O Dia

Facebook