Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Hemopi está sem estoque de sangue para o Carnaval e chama doadores

Hospitais de urgência precisam do sangue para realização de cirurgias

02/02/2017 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
44c2540eecdf3e5b407c0e2b98aa.jpg (Foto: G1)
44c2540eecdf3e5b407c0e2b98aa.jpg (Foto: G1)

Com a proximidade do Carnaval, a demanda de atendimentos nos hospitais de urgência  aumenta em cerca de 50%, por conta do grande índice de acidentes que ocorrem durante as festividades. Por esta razão, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) faz um novo apelo à população para que, com urgência, doe sangue, já que durante o Carnaval, as doações chegam a cair em 30% dificultando a realização de procedimentos cirúrgicos nos hospitais da capital.

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, chama com urgência a população para que realize as doações para dar tempo das bolsas serem disponibilizadas no Carnaval, já que o sangue colhido, ainda precisa ser analisado em Fortaleza, no estado do Ceará.

"Todo sangue que é distribuído no Carnaval é colhido com antecedência, pois passa por análise. É importante a doação porque o material tem um tempo curto e precisa ser distribuído rapidamente, por isso pedimos que as pessoas venham até o Hemopi e façam sua doação. Podem doar pessoas a partir dos 16 anos até os 69 anos, com peso acima de 50kg, saudáveis, alimentadas e portando documento oficial com foto", informou.

Um dos hospitais que mais utiliza o estoque de sangue do Hemopi é o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Normalmente, o hospital faz uso de 18 bolsas de sangue por dia, mas, durante o Carnaval, quando o aumento dos atendimentos aumentam em 50%, o número de bolsas de sangue passa das 25, utilizadas principalmente, em transfusões para vítimas de acidentes.

"Nesse período temos uma demanda muito maior, porque ocorrem mais acidentes e temos mais pacientes com perda de sangue. O Hemopi é o único órgão que fornece sangue no Piauí e é claro que tem uma demanda muito grande. Todos os anos, nesses feriados, temos uma diminuição de doadores e um aumento muito grande da demanda de atendimentos. É necessária doação nesse período, porque sem sangue, muitos pacientes não conseguem fazer alguns procedimentos", informou o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque.

Segundo o diretor do HUT, o hospital deixou de realizar seis grandes procedimentos cirúrgicos na  quarta-feira (1), por falta de sangue.

Fonte: G1

Facebook