03/02/2017 - Jesika Mayara
Em Picos aproximadamente 500 mototaxistas estão cadastrados a Secretária Municipal de Trânsito. O departamento em parceria a Polícia Militar e a Policia Rodoviária Federal vem intensificando a fiscalização ao transporte de passageiros de forma clandestina.
A medida vale para os táxis e para as vans e demais veículos que fazem o transporte intermunicipal de passageiros. No ano passado foi realizado um trabalho educativo, no momento com a ajuda da Operação Trânsito Seguro, o trânsito picoense está multando os motoristas que se enquadrem no crime.
“Acreditamos que atualmente existam cerca de 200 veículos transportando passageiros de forma irregular para a cidade de Picos. No caso dos mototaxistas deve ser em média 300 motocicletas”, explicou o secretário de trânsito de Picos, Edilberto Cirilo.
A multa vai de R$ 64,00 a R$ 4.000,00. A partir de março a fiscalização contará com um guincho onde os mototaxistas, taxistas e motoristas de vans irão ter seus veículos apreendidos.
Recadastramento
Desde o mês de janeiro a secretaria realiza o recadastramento dos mototaxistas picoenses.
Para ser condutor de mototáxi, não é necessário apenas a habilitação regularizada e os documentos do veículo. É preciso o comprovante de realização de um curso de transporte de passageiros oferecido pelo Senac, além da certidão negativa de antecedentes criminais.
O profissional deverá pagar o alvará, válido durante o ano de 2017. Ainda no primeiro semestre haverá a mudança dos coletes e a padronização dos veículos e dos capacetes dos mototaxistas.