10/02/2017 - Jesika Mayara
O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta quinta-feira (09), com diversos gestores da administração pública para discutir o plano de ações para o carnaval 2017. O objetivo é realizar uma atuação integrada nas áreas de segurança, saúde, trânsito e comunicação para garantir a tranquilidade dos foliões em todos os eventos festivos desta época. Participaram do encontro a Secult, Setur, Semar, Segurança, Detran, Polícia Militar, Bombeiros, Ati, Ccom e Anatel.
Segundo Dias, a atuação será nos 224 municípios do estado, mas será reforçada nos locais onde há grande concentração de foliões, como no corso, blocos espalhados pelas ruas e no carnaval do litoral. “Também estamos pedindo à Eletrobras todo um trabalho para que não falte energia elétrica, à Agespisa e Instituto de Águas a garantia do fornecimento de água. Procuramos apoio ainda para ofertar wifi livre”, pontuou o governador.
A atuação do Governo do Estado será intensificada em oito municípios, elencados como os que concentrarão um maior número de foliões. São as cidades de Luís Correia, Parnaíba, Barra Grande, Barras, Água Branca, Floriano, Picos e União. “É um investimento do estado para garantir o conforto das pessoas. Peço que se tenha muita alegria, possam brincar muito, mas com moderação, sem misturar álcool e direção, sem brigas. Confio nos piauienses e creio que teremos um bonito carnaval”, pontuou Wellington.
No Litoral, que todos os anos recebe uma grande quantidade de pessoas, o município de Luís Correia é a maior preocupação. A perspectiva é que neste ano, cerca de 300 mil foliões compareçam ao carnaval da cidade. “Haverá policiais em todos os acessos ao litoral. Também vamos fazer policiamento em todo o entorno dos eventos, nas praias e coibir firmemente a questão da poluição sonora, pois há muitos abusos com paredões de som em horários indevidos”, atentou o comandante da PM, cel. Carlos Augusto.
Segundo o secretário de Segurança, Fábio Abreu, haverá um ponto fixo de referência da segurança pública em Luís Correia e Barra Grande. “Será um estande onde estaremos com policiais e bombeiros aptos a atender qualquer emergência solicitada. Lá, teremos a capacidade de nos comunicar com os demais pontos que estarão prestando seus serviços diários. Trabalharemos em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e todo o sistema de segurança pública para garantir a tranquilidade dos foliões”, disse.
A fiscalização no trânsito também será bastante reforçada nesse período. “Estamos com ações programadas para o ano inteiro e iniciaremos com mais intensidade no período do carnaval. Iremos fiscalizar, principalmente, a questão do álcool. Evitar que o condutor misture bebida com direção é a melhor forma de diminuir os acidentes, então faremos um trabalho de conscientização, através de blitz educativas, aliado a vigilância, que deverá ser intensa”, ressaltou o diretor do Detran, Arão Lobão.
CCOM PI