14/02/2017 - Jesika Mayara
De acordo com a Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), as áreas de instabilidades e a Zona de Convergência Intertropical ainda provocarão chuvas volumosas no Piauí pelos próximos dois dias.
Em Picos, o dia estará nublado e a previsão é que as chuvas não se afastem. Segundo o técnico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Eugênio Lopes, as chuvas no município ainda estão abaixo da média.
“As informações repassadas no prognóstico de inverno estão sendo confirmadas, como a irregularidade nas chuvas. Em Picos tem chovido menos do que em outras cidades da região, em algumas já choveu o dobro”, explicou o técnico.
Nos últimos três meses choveu no município o equivalente a 144 milímetros. Segundo o Inmet os picoenses estão convivendo com as temperaturas mais baixas do últimos cinco anos.
“Tem cinco anos que não se registram temperaturas tão baixas como vem acontecendo. Estamos convivendo pela manhã com temperatura de 22º. A umidade relativa do ar está em média de 85%”, explicou Eugênio.
Para esta terça-feira, 14, a previsão é de chuvas em todas as regiões do Piauí. A previsão aponta, ainda, que as condições de chuva ainda serão altas sobre o Piauí, Maranhão e Ceará nos próximos dias. A chuva frequente pode ser forte em alguns momentos e ainda há chance de grandes acumulados.
A frequência da chuva deve diminuir pelo interior a partir de quinta-feira, 16, com o avanço de uma nova massa seca. Porém, deverão ocorrer pancadas de chuva resultado do calor, mas os volumes não serão tão elevados como neste início de semana.