02/03/2017 - Jesika Mayara
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos, que atende aos municípios da região, registra uma redução no diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis nos dois primeiros meses de 2017.
Para a coordenadora do Centro, Ozeanny Vieria, de acordo com a estatística referente aos dois primeiros meses de 2017 já foram notificados dois casos novos de HIV e quatro casos de Sífilis.
“Tendo como base no levantamento nós esperamos que o número de notificações seja mais baixo, apesar de termos só uma base a partir do mês de junho que é quando fazemos a comparação com o ano passado, mas para início de ano consideramos que houve uma redução nos diagnósticos”, disse a coordenadora.
Em 2016, o CTA de Picos diagnosticou 25 novos casos de HIV, 93 casos de sífilis e nenhum caso de hepatite.
“Orientamos que venham fazer os testes, é gratuito, dando reagente positivo, encaminhamos para o médico que tem aqui no serviço, ele passará a medicação para fazer o tratamento corretamente. Após o tratamento, orientamos que repita o exame para um acompanhamento periódico”, relatou Ozeany.
Outro ponto ao qual a coordenadora chama a atenção é o uso do preservativo, independente do tipo de relação estabelecida entre o casal, pois assim evita-se a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.