25/04/2025 - Redação
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (25) a Operação Subversivos, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa originária de Santa Catarina, suspeita de arrombar caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal em cidades do interior do Piauí e de outros estados. Os crimes resultaram em prejuízos milionários ao banco público.
Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e três de busca e apreensão nas cidades de Teresina e Altos (PI), expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do estado.
De acordo com a PF, o grupo usava ferramentas elétricas e instrumentos de corte para violar os terminais e subtrair altas quantias em dinheiro. Ao menos cinco ataques foram confirmados no Piauí. As investigações também apontam a participação de agentes públicos, que teriam fornecido informações privilegiadas à quadrilha para facilitar os crimes.
A operação é um desdobramento da Operação Muros Baixos, deflagrada há cerca de 45 dias, quando dois suspeitos foram presos ao planejarem ataques a caixas eletrônicos durante o Carnaval em Altos e cidades próximas.
A ação contou com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e da Corregedoria da Polícia Militar do Piauí. Os investigados poderão responder por furto qualificado, associação criminosa, corrupção passiva, entre outros crimes.
Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que colabora com os órgãos de segurança nas investigações, ressaltando que os dados são sigilosos e disponibilizados exclusivamente às autoridades competentes.
Fonte: CNN Brasil