06/03/2017 - Jesika Mayara
O dia 08 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, será marcado por mobilização em Picos. O ato unificado pretende reunir movimentos sociais de toda a região, como o Coletivo Graciones, Coordenadoria da Mulher, APROSEP, Levante Popular da Juventude, Diretórios acadêmicos entre outros e acontecerá em todo o país.
“Nesse 08 de março, mulheres do mundo inteiro estarão nas ruas lutando pelos seus direitos. Aqui não será diferente. Convidamos toda a população de Picos e municípios adjacentes para participar do ato unificado alusivo à data”, disse a estudante Joicyara Bernardes de Lima Ferreira, militante do Coletivo Graciones.
A mobilização acontecerá as 17h30min, no bairro Bomba, nas proximidades da passarela. Entre as bandeiras de luta estarão o repúdio à violência contra a mulher e retomada do caso da ativista Francisca Iones de Sousa, morta em janeiro de 2013 em santo Antônio de Lisboa.
A funcionária da Agência de Defesa Agropecuária (ADAPI) foi encontrada morta com tiro na cabeça. Apesar das investigações o crime não foi elucidado.